O horror do desemprego

Autores

  • Vanessa Carla de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.23443
Agências de fomento

Palavras-chave:

desemprego, qualificação, emprego, trabalho

Resumo

Este é um estudo qualitativo descritivo, que investigou como o desemprego produz subjetividade, a partir das reflexões feitas por Forrester e Généreux em suas obras. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto, divulgado por meio do método de bola de neve. O procedimento de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Resultando na formulação de quatro categorias, a saber: estar desempregado é; visão social do desemprego; distorção da imagem de si; o bico foi a saída. O sentimento de vergonha, devido a perda da dignidade social, do poder de compra, etc., destacou-se na fala dos participantes. O desemprego é uma situação complexa, que não pode ser entendido somente por meio dos dados estatísticos, é preciso envolver o social, pensar de forma coletiva; apesar de ser retratado como um problema individual. O estudo mostrou que a qualificação não garante empregabilidade e que a indicação no Brasil ainda supera a qualificação. O horror do desemprego é o pouco engajamento na busca por soluções duráveis e favoráveis a todos por parte dos constituídos em autoridade. Para estudos futuros se sugere investigar a relação do desemprego com o aumento do número de pessoas vivendo em condições de miséria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Carla de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2021). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2017).Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Espirito Santo, Brasil (2014). Atuou como Pesquisador Voluntário no Grupo de Estudo em Competências ES (GETERGE) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES. Interesse de pesquisa em trabalho; trabalho docente; sibjetividade; ergologia e teoria da construção de carreira. 

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

DE FREITAS, V. C. O horror do desemprego. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 121–144, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i40.23443. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/23443. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos