CONTABILIDADE COMPORTAMENTAL: A INFLUÊNCIA DO EFEITO REFLEXÃO NAS DECISÕES CONTÁBEIS - BEHAVIORAL ACCOUNTING: THE INFLUENCE OF THE REFLECTION EFFECT ON ACCOUNTING DECISIONS
DOI :
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.23631Mots-clés :
Contabilidade Comportamental, Teoria dos Prospectos, Efeito Reflexão, Lançamentos Contábeis.Résumé
A contabilidade comportamental, por meio da Teoria dos Prospectos, vem questionar a racionalidade que esteve sempre presente nos processos de tomada de decisão contábeis, apontando que esses podem ser influenciados por vieses comportamentais. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência do efeito reflexão no processo de decisão dos contadores diante de eventos contábeis que afetam as informações apresentadas nas demonstrações financeiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, por meio de uma survey aplicada a profissionais da área contábil que estavam inseridos em algum curso de pós-graduação na área. O questionário foi composto por 12 questões envolvendo escolhas contábeis relacionadas aos vieses cognitivos que resultavam em lucro ou prejuízo, buscando captar a influência do efeito reflexão nas decisões dos pesquisados. Utilizou-se, como método de análise, o teste Qui-quadrado de aderência para confrontar os resultados e que indicaram que os contadores são influenciados pelo efeito do tipo “reflexão” oriundo da Teoria dos Prospectos. Os resultados confirmaram a influência do efeito reflexão nos lançamentos contábeis referentes ao passivo, ativo, receitas e despesas.
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