CONTABILIDADE COMPORTAMENTAL: A INFLUÊNCIA DO EFEITO REFLEXÃO NAS DECISÕES CONTÁBEIS - BEHAVIORAL ACCOUNTING: THE INFLUENCE OF THE REFLECTION EFFECT ON ACCOUNTING DECISIONS

Autores

  • Ismael Barbosa Instituto Federal Catarinense
  • Ilírio José Rech Universidade Federal de Uberlândia
  • Denilson Aparecida Leite Freire Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.23631
Agências de fomento

Palavras-chave:

Contabilidade Comportamental, Teoria dos Prospectos, Efeito Reflexão, Lançamentos Contábeis.

Resumo

A contabilidade comportamental, por meio da Teoria dos Prospectos, vem questionar a racionalidade que esteve sempre presente nos processos de tomada de decisão contábeis, apontando que esses podem ser influenciados por vieses comportamentais. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência do efeito reflexão no processo de decisão dos contadores diante de eventos contábeis que afetam as informações apresentadas nas demonstrações financeiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, por meio de uma survey aplicada a profissionais da área contábil que estavam inseridos em algum curso de pós-graduação na área. O questionário foi composto por 12 questões envolvendo escolhas contábeis relacionadas aos vieses cognitivos que resultavam em lucro ou prejuízo, buscando captar a influência do efeito reflexão nas decisões dos pesquisados. Utilizou-se, como método de análise, o teste Qui-quadrado de aderência para confrontar os resultados e que indicaram que os contadores são influenciados pelo efeito do tipo “reflexão” oriundo da Teoria dos Prospectos. Os resultados confirmaram a influência do efeito reflexão nos lançamentos contábeis referentes ao passivo, ativo, receitas e despesas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Barbosa, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Administração

Professor do Instituto Federal Catarinense

Email: barbosamg@yahoo.com.br

 

Ilírio José Rech, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Contábeis

Professor da Universidade Federal de Uberlândia

email: ilirio@usp.br

 

Denilson Aparecida Leite Freire, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração

Professor Universitário

Universidade Federal de Uberlândia

E-mail: denilson@ufu.br

 

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

BARBOSA, I.; RECH, I. J.; FREIRE, D. A. L. CONTABILIDADE COMPORTAMENTAL: A INFLUÊNCIA DO EFEITO REFLEXÃO NAS DECISÕES CONTÁBEIS - BEHAVIORAL ACCOUNTING: THE INFLUENCE OF THE REFLECTION EFFECT ON ACCOUNTING DECISIONS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 85–103, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i37.23631. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/23631. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos