PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - TAX PLANNING: A CASE STUDY A COMPANY FROM THE BRANCH OF SERVICE PROVISION

Autores

  • Diego Grahl de Santi UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.23950
Agências de fomento

Palavras-chave:

Planejamento Tributário. Analise de Dados. Redução da Carga Tributária

Resumo

Através de um bom planejamento tributário, visa-se à minimização dos impostos, o que deverá refletir positivamente nos resultados da empresa. A carga tributária brasileira representa 36.42% do Produto Interno Bruto, dessa forma as empresas vêm buscando inovações e alternativas para continuarem competitivas, exigindo assim minimização dos seus gastos e a maximização dos seus lucros. Este artigo tem como objetivo demonstrar o planejamento tributário realizado em uma empresa do ramo de prestação de serviços, mostrando as formas de cálculos, alíquotas e as leis que determinam esses regimes, sendo eles lucro real, presumido e simples nacional. A análise de dados foi feita com embasamento nos três regimes tributários no ano base de 2018, sendo que tem como objetivo a redução da carga tributária. Através de um estudo de caso, aplicou-se sobre os dados a tributação sobre os três regimes tributários possíveis de enquadramento, comparando as cargas tributarias e as devidas formas de apuração. Após análise dos resultados observou que a tributação do Simples Nacional traz a menor carga tributária possível e consequentemente afeta de forma relevante o lucro bruto da empresa, sendo este o melhor cenário para a empresa analisada.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Grahl de Santi, UNIOESTE

CONTADOR DA PREFEITURA MUNICIPAL E PROFESSOR UNIVERSITARIO  

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

DE SANTI, D. G. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - TAX PLANNING: A CASE STUDY A COMPANY FROM THE BRANCH OF SERVICE PROVISION. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 104–123, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i37.23950. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/23950. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos