O TRABALHO ARTESANAL NO SEGMENTO DA MODA SOB A ÓTICA DE DIFERENTES ATORES INSTITUCIONAIS - ARTISANAL WORK IN THE FASHION SEGMENT FROM THE PERSPECTIVE OF DIFFERENT INSTITUTIONAL ACTORS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.24711Palavras-chave:
Trabalho artesanal, Economia Criativa, Inovação social, Atores InstitucionaisResumo
Resumo
A motivação para elaboração deste artigo se baseia na premissa que a apropriação dos conceitos de economia criativa pode ser benéfica para o sistema da moda e os envolvidos na produção dos recursos culturais. O objetivo foi analisar a inserção do trabalho artesanal no seguimento de moda na visão de diferentes atores institucionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram feitas entrevistas com os atores institucionais definidos. Conforme Whitley (1999), analisou-se: 1. Sistema Financeiro, 2. Sistema Político, 3. Mercado de Trabalho e 4. Sistema Produtivo. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, obteve-se: o descuido do poder público (ator político) quanto à valorização do trabalho artesanal bem como da economia criativa; falta de qualificação dos artesãos (mercado de trabalho); falta de valorização do setor privado (sistema produtivo); e falta linhas de crédito para os artesãos e/ou desconhecimento de possibilidades (sistema financeiro). Percebeu-se que, a utilização de estratégias da Economia Criativa como modelo de negócios, oportuniza compreender seu potencial, evidenciando iniciativas como vetor para a inovação e para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Araranguá e região.
Abstract
The motivation for preparing this article is based on the premise that the appropriation of the concepts of creative economy can be beneficial for the fashion system and those involved in the production of cultural resources. The objective was to analyze the insertion of artisanal work in the fashion segment in the view of different institutional actors. As for the methodological procedures, interviews were carried out with the defined institutional actors. According to Whitley (1999), it was analyzed: 1. Financial System, 2. Political System, 3. Labor Market and 4. Productive System. For data treatment, content analysis was used. Among the results, it was obtained: the carelessness of the public power (political actor) regarding the valorization of artisanal work as well as the creative economy; lack of qualification of artisans (labor market); lack of appreciation of the private sector (productive system); and there is a lack of credit lines for artisans and / or ignorance of possibilities (financial system). It was noticed that the use of Creative Economy strategies as a business model, makes it possible to understand its potential, showing initiatives as a vector for innovation and for the social and economic development of the city of Araranguá and region.
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