Organizações de comércio alternativo: um estudo inicial da sua função como centro estratégico de coordenação

Autores

  • Luciana Oranges Cezarino
  • Guilherme de Farias Shiraishi

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v7i13.2562

Palavras-chave:

OCA (Organização de Comércio Alternativo, Terceiro Setor, Comércio Justo.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de descrever e pesquisar
as Organizações de Comércio Alternativo (OCA’s) em relação às
suas características como Centros Estratégicos de uma cadeia
produtiva, dentro do contexto atual de valorização pelo consumidor
por produtos e serviços comprometidos com a responsabilidade
social e com a perspectiva da diminuição da exclusão social
por meio de ações produtivas existentes no Brasil. O artigo ilustra
os conceitos de comércio justo, canais de distribuição e das
OCA’s e os relaciona em uma Organização não Governamental, a
ONG Comunidade Empreendedores de Sonhos. Este trabalho
justifica-se pela importância de atitudes de desenvolvimento social
e econômico abandonando a idéia de assistencialismo como
estratégia para a gestão do terceiro setor. As OCA´s oferecem uma
rica experiência na condução de canais de distribuição sincronizada
com a diminuição das diferenças sociais por meio de melhor
remuneração aos produtores e de atendimento às necessidades de
um consumidor cada vez mais exigente e consciente.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CEZARINO, L. O.; SHIRAISHI, G. de F. Organizações de comércio alternativo: um estudo inicial da sua função como centro estratégico de coordenação. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 37–56, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v7i13.2562. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2562. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos