O teletrabalho em domicílio: definições e debates contemporâneos

Teleworking at Home: definitions and contemporary debates

Autores

  • Márcia Regina Castro Barroso Bolsista de Pós-doutorado Faperj-PPGS-IFCS-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.26897
Agências de fomento
Faperj

Palavras-chave:

Teletrabalho, Trabalho domiciliar, Telemática

Resumo

O estudo apresenta as definições acerca do teletrabalho em domicílio estabelecendo os limites conceituais dessa modalidade de trabalho. Nossa reflexão se encaminha primeiramente na tarefa de conciliação entre a abordagem sociológica e a jurídica. Num segundo momento, procuramos refletir sobre o teletrabalho em domicílio através da categoria trabalho em domicílio, percebendo as semelhanças e as distinções entre as duas categorizações. Do ponto de vista simbólico, o teletrabalho em domicílio apresenta questões importantes para serem pensadas no que se refere às relações de trabalho, tanto sob o aspecto da hierarquia, quanto sobre as representações e experiências do tempo e do espaço. Através de um aprofundamento teórico apresentamos, assim, esta temática tão pertinente para o mundo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Castro Barroso, Bolsista de Pós-doutorado Faperj-PPGS-IFCS-UFRJ

Pós-doutoranda em Sociologia (PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ; Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Desenvolve pesquisa nas áreas de Sociologia do Trabalho e de Direito do Trabalho, abordando temáticas como: Sociologia do Trabalho e do Direito, transformações no mundo do trabalho, flexibilização, jornada de trabalho e o uso de novas tecnologias no processo produtivo, Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, Instituições e Organização Internacional do Trabalho (OIT). É integrante dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: "Sociologia, Direito e Justiça" - UFF e "Sindicalismo e Justiça do Trabalho" - UFRJ.

Publicado

24-09-2021

Como Citar

BARROSO, M. R. C. O teletrabalho em domicílio: definições e debates contemporâneos: Teleworking at Home: definitions and contemporary debates. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i38.26897. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/26897. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos