CAPITAL INTELECTUAL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: Influências isomórficas nas áreas de Administração e Planejamento.

Autores

  • Edilaine Lovatto Donato UNIOESTE
  • Delci Grapégia Dal Vesco UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27290
Agências de fomento

Palavras-chave:

Capital Intelectual, Isomorfismo Institucional, Universidade Pública Federal.

Resumo

O tema pesquisado objetiva verificar a influência do isomorfismo institucional no Capital Intelectual nas áreas de Administração e Planejamento de IES públicas federais brasileiras. Utilizou-se da base teórica conceitual de Bontis (1998; 1999) e Dias (2015) para o Capital Intelectual (CI) e seus componentes Humano, Estrutural e Relacional; e de DiMaggio e Powell (1983) para o isomorfismo institucional em suas origens coercitiva, mimética e normativa. Caracterizou-se como descritiva, realizada por survey, abordagem quantitativa e análise de dados por Modelagem de Equações Estruturais, técnica PLS. O universo pesquisado foram 63 IES, amostra probabilística e por adesão. Questionários foram direcionados aos gestores máximos das unidades, e obteve-se participação de 44 universidades. Os resultados confirmam achados anteriores, reforçando existência de relação com efeito positivo e significativo entre os componentes do Capital Intelectual. Quanto aos efeitos do isomorfismo no CI, os resultados mostraram que isomorfismo coercitivo influencia o Capital Relacional, e o normativo influencia o Capital Humano, ambos positivamente e significantes. Concluiu-se que, com a compreensão da relação entre os componentes do CI e dos efeitos do isomorfismo sobre este, é possível engendrar esforços para o gerir o Capital Intelectual e utilizar-se das influências do ambiente para a melhoria do desempenho das universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Lovatto Donato, UNIOESTE

 

Downloads

Publicado

15-05-2021

Como Citar

DONATO, E. L.; DAL VESCO, D. G. CAPITAL INTELECTUAL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: Influências isomórficas nas áreas de Administração e Planejamento. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 5anos, p. 24–48, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i5anos.27290. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27290. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos