CAPITAL INTELECTUAL DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: Influências isomórficas nas áreas de Administração e Planejamento.
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27290Palabras clave:
Capital Intelectual, Isomorfismo Institucional, Universidade Pública Federal.Resumen
O tema pesquisado objetiva verificar a influência do isomorfismo institucional no Capital Intelectual nas áreas de Administração e Planejamento de IES públicas federais brasileiras. Utilizou-se da base teórica conceitual de Bontis (1998; 1999) e Dias (2015) para o Capital Intelectual (CI) e seus componentes Humano, Estrutural e Relacional; e de DiMaggio e Powell (1983) para o isomorfismo institucional em suas origens coercitiva, mimética e normativa. Caracterizou-se como descritiva, realizada por survey, abordagem quantitativa e análise de dados por Modelagem de Equações Estruturais, técnica PLS. O universo pesquisado foram 63 IES, amostra probabilística e por adesão. Questionários foram direcionados aos gestores máximos das unidades, e obteve-se participação de 44 universidades. Os resultados confirmam achados anteriores, reforçando existência de relação com efeito positivo e significativo entre os componentes do Capital Intelectual. Quanto aos efeitos do isomorfismo no CI, os resultados mostraram que isomorfismo coercitivo influencia o Capital Relacional, e o normativo influencia o Capital Humano, ambos positivamente e significantes. Concluiu-se que, com a compreensão da relação entre os componentes do CI e dos efeitos do isomorfismo sobre este, é possível engendrar esforços para o gerir o Capital Intelectual e utilizar-se das influências do ambiente para a melhoria do desempenho das universidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.