ORÇAMENTO: CONFLITO ENTRE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27314Palabras clave:
Orçamento. Pesquisa. Hospital UniversitárioResumen
Este estudo objetiva compreender como as características dos hospitais universitários e de ensino interferem no controle orçamentário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com os principais diretores de um Hospital Universitário no sul do Brasil. No processo de análise de dados da pesquisa foi empregado o software Atlas/Ti e realizada análise de conteúdo das categorias de análise conforme metodologia de (STRAUSS e CORBIN, 1998). Como resultados, contatou-se que o Hu não dispõe de uma rubrica no orçamento destinada a para a pesquisa, ensino e extensão. No entanto embora não exista rubrica destinada a pesquisa, os professores participam de discussões, em relação ao ensino e a assistência. O processo orçamentário é engessado e centralizado. A percepção dos profissionais de saúde sobre o orçamento influencia a gestão hospitalar sobre tudo orçamentária, uma vez que o médico tem a preocupação de salvar vidas independente de recursos financeiros
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