ORÇAMENTO: CONFLITO ENTRE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA MÉDICA

Autores

  • Roberto Francisco de Souza PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Leila Aparecida Scherer Weiss PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sérgio Moacir Fabriz PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Denize Cavichioli Doutoranda em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Leandro Augusto Toigo Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenal (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27314
Agências de fomento

Palavras-chave:

Orçamento. Pesquisa. Hospital Universitário

Resumo

    

Este estudo objetiva compreender como as características dos hospitais universitários e de ensino interferem no controle orçamentário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com os principais diretores de um Hospital Universitário no sul do Brasil. No processo de análise de dados da pesquisa foi empregado o software Atlas/Ti e realizada análise de conteúdo das categorias de análise conforme metodologia de (STRAUSS e CORBIN, 1998). Como resultados, contatou-se que o Hu não dispõe de uma rubrica no orçamento destinada a para a pesquisa, ensino e extensão. No entanto embora não exista rubrica destinada a pesquisa, os professores participam de discussões, em relação ao ensino e a assistência. O processo orçamentário é engessado e centralizado. A percepção dos profissionais de saúde sobre o orçamento influencia a gestão hospitalar sobre tudo orçamentária, uma vez que o médico tem a preocupação de salvar vidas independente de recursos financeiros

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Souza, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Aluno especial no Doutorado em Administração - UFBA disciplina (Epistemologia e Administração) 2020.1. Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor dos curso de graduação em Contabilidade e Administração no Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU. Professor no curso de pós-graduação MBA Finanças, Auditoria e Controladoria na União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis - Ajes - Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena (2009). Cursando o 8º semestre da graduação em Administração - Uninassau EaD. Atua nas disciplinas de Contabilidade Introdutória, Avançada, Gerencial, Auditoria, Pericia Contábil, Administração Financeira e Orçamentaria, Teoria da Contabilidade, Prática Contábil, Metodologia da Pesquisa e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso em curso de graduação. E Controladoria Estratégica, Metodologia da Pesquisa, Orçamento Empresarial e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso na pós-graduação. Interesse nas seguintes áreas: contabilidade gerencial e controle em organizações, especialmente os tópicos de ensino, pesquisa em contabilidade, controladoria, modelagem de equações estruturais. Integrante do Grupo de Pesquisas em Contabilidade Gerencial e Controle em Organizações (UNIOESTE).

      

Leila Aparecida Scherer Weiss, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

 Mestra em Contabilidade - UNIOESTE   

Sérgio Moacir Fabriz, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Contabilidade. Professor de Contabilidade da Uniaméria e Cesufoz. Possui graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Contabilidade e Finanças pela Unioeste. Atualmente é Diretor Presidente do Hospital Padre Geramano Lauck, Foi diretor administrativo do hospital universitário, Pró Reitor de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, secretário administrativo e Secretário Financeiro da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas   

Denize Cavichioli, Doutoranda em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2014), especialização em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fi pelo Instituto Prominas(2016), especialização em GESTÃO PÚBLICA pela Universidade Estadual de Londrina(2019), especialização em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Prominas(2018) e mestrado em CONTABILIDADE pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2017). Atualmente é CONTADORA da CÂMARA MUNICIPAL DE GUARANIAÇU, PROFESSORA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, COORDENADORA DE PÓS-GRADUAÇÃO da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e PROFESSORA da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis  

Leandro Augusto Toigo, Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenal (FURB)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2007), Especialista em Controladoria pela Universidade Regional Integra - URI (2005), Bacharel em Ciências Contábeis pela URI (2003). Atualmente é Professor da UNIOESTE, ministrando a disciplina Planejamento e Controle gerencial no mestrado e as disciplinas de Contabilidade avançada e tributária na graduação. Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e professor Assistente do curso. Professor Mestre da Faculdade Católica do Tocantins. Atuou como professor da Fundação Universitária do Tocantins - UNITINS, e também da Faculdades Planalto (FAPLAN). Atuou em Escritório de Contabilidade no setor contábil. Tem experiência na área contábil e administrativa do setor industrial onde desempenhou atividades no Setor Financeiro e Fiscal. Tem experiência em Controladoria Estratégica e Contabilidade e Gestão de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico, Planejamento Operacional, Controles internos, Sistemas de informações integrados, Métodos de custeio, Balanço social, Custeio baseado em atividades e Análises de investimentos. Atuação também como Auditor Interno na avaliação de processos e controles internos. Desempenhou a função de Diretor Executivo da Diretoria de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins - DTE/UFT, e também foi Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFT, e ainda, foi avaliador de polos UAB da CAPES. 

Downloads

Publicado

15-05-2021

Como Citar

DE SOUZA, R. F.; WEISS, L. A. S.; FABRIZ, S. M.; CAVICHIOLI, D.; TOIGO, L. A. ORÇAMENTO: CONFLITO ENTRE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA MÉDICA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 5anos, p. 222–237, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i5anos.27314. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27314. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos