Análise Exploratória das Relações Espaciais da Estrutura Produtiva do Estado do Tocantins (2005-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27319
Agências de fomento
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

Palavras-chave:

Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), Economia Regional, Tocantins.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a integração produtiva dentro do estado do Tocantins, para o período de 2005 e de 2015. Para tanto, foi utilizado o método de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), mais especificamente o indicador de Moran global (I de Moran). Para a fundamentação teórica foram utilizadas algumas perspectivas de desenvolvimento regional relevantes para o cenário do estudo. Os resultados apontaram que os setores que mais se destacaram por apresentar uma autocorrelação espacial mais significativa, no ano de 2005 ou no ano de 2015, foram: os serviços industriais de utilidade pública, a administração pública e a agropecuária, extração vegetal, caça e pesca. Por fim, os principais resultados desta pesquisa indicam que a maioria dos setores produtivos dos municípios do estado do Tocantins não apresentam padrões espaciais de aglomeração definidos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronildo Borges Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT/PGDR

Nilton MARQUES OLIVEIRA, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Economista pela UEM, Mestre em Economia Aplicada pela UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Toledo - PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-05-2021

Como Citar

SOUSA, R. B.; MARQUES OLIVEIRA, N. Análise Exploratória das Relações Espaciais da Estrutura Produtiva do Estado do Tocantins (2005-2015). Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 5anos, p. 49–68, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i5anos.27319. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27319. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos