Remuneração de executivos e qualidade das informações financeiras

Ceo Compensation and Financial Information Quality

Autores

  • Glaucio Augusto Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera.
  • Juliano Augusto Orsi de Araujo Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera. https://orcid.org/0000-0001-5970-6671

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.27320
Agências de fomento

Palavras-chave:

Remuneração de executivos, qualidade do lucro, gerenciamento de resultados, persistência nos lucros.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a influência da qualidade do lucro sobre a remuneração de executivos brasileiros de companhias listadas na B3. O embasamento teórico se apoiou na Teoria da Agência. A amostra foi composta por empresas financeiras e não financeiras de capital aberto listadas na B3, com resultados divulgados entre os anos de 2015 a 2019. O estudo verificou a relação da remuneração dos executivos com a qualidade do lucro. Nesta análise foram utilizadas quatro proxies: a persistência do lucro, a magnitude no uso de accruals, a suavização de resultados e o conservadorismo contábil. Para tal, utilizou-se a técnica estatística de dados em painel com efeitos fixos. Os resultados indicam que os gestores mais conservadores, possuem uma remuneração melhor em relação aos demais. Foi possível concluir que a maior parte da remuneração dos executivos está atrelada a resultados. Nesse sentido esse trabalho contribui com a análise das variáveis a serem consideradas na composição da remuneração executiva.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucio Augusto, Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera.

Mestre em Administração pela Universidade Ibirapuera. Possui graduação em Gestão da Produção Industrial pelo Centro Universitário de Santo André (2004). Atualmente é professor da Universidade Ibirapuera. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Maquinas de Usinagem e Conformação   

Juliano Augusto Orsi de Araujo, Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera.

 Professor Titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera. Doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP). Vencedor do Prêmio Olivio Koliver - Melhor artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (2014). Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Alvares Penteado - FECAP (2012). Especialista em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu (2004). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco (2002). Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo na cidade de Atibaia. Atualmente é titular da Express Contábil EIRELI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.    

Publicado

24-09-2021

Como Citar

AUGUSTO, G.; ARAUJO, J. A. O. de. Remuneração de executivos e qualidade das informações financeiras: Ceo Compensation and Financial Information Quality. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i38.27320. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27320. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos