Remuneração de executivos e qualidade das informações financeiras
Ceo Compensation and Financial Information Quality
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.27320Palavras-chave:
Remuneração de executivos, qualidade do lucro, gerenciamento de resultados, persistência nos lucros.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a influência da qualidade do lucro sobre a remuneração de executivos brasileiros de companhias listadas na B3. O embasamento teórico se apoiou na Teoria da Agência. A amostra foi composta por empresas financeiras e não financeiras de capital aberto listadas na B3, com resultados divulgados entre os anos de 2015 a 2019. O estudo verificou a relação da remuneração dos executivos com a qualidade do lucro. Nesta análise foram utilizadas quatro proxies: a persistência do lucro, a magnitude no uso de accruals, a suavização de resultados e o conservadorismo contábil. Para tal, utilizou-se a técnica estatística de dados em painel com efeitos fixos. Os resultados indicam que os gestores mais conservadores, possuem uma remuneração melhor em relação aos demais. Foi possível concluir que a maior parte da remuneração dos executivos está atrelada a resultados. Nesse sentido esse trabalho contribui com a análise das variáveis a serem consideradas na composição da remuneração executiva.
Downloads
Publicado
24-09-2021
Como Citar
AUGUSTO, G.; ARAUJO, J. A. O. de. Remuneração de executivos e qualidade das informações financeiras: Ceo Compensation and Financial Information Quality. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i38.27320. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27320. Acesso em: 3 jul. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.