Nível de Divulgação dos Ativos Biológicos e seus Fatores Determinantes: Análise com empresas Argentinas e Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27353
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ativo biológico. Divulgação. IAS 41. Brasil. Argentina.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar os determinantes do nível de divulgação dos ativos biológicos de empresas da Argentina e do Brasil. A amostra total foi composta por 31 empresas, sendo 9 argentinas e 22 brasileiras. Análises descritivas dos níveis de divulgação e modelos de regressão múltipla foram as técnicas de análise de dados utilizadas. Dentre os resultados, de forma geral, as empresas brasileiras (média = 55,23%) apresentaram maiores índices de divulgação do que as argentinas (média = 41,49%). Os resultados da regressão apontaram que a representatividade do ativo biológico, os stakeholders internacionais e a presença de governança corporativa exercem influência positiva sobre o nível de divulgação. Em particular, não houve diferença material de divulgação entre empresas brasileiras e argentinas. Portanto, os achados amplificam e reforçam a literatura prévia, em especial a da relação entre o nível de divulgação e representatividade dos ativos biológicos.

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Biografia do Autor

Robson Batista da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em Contabilidade (UFPR)

Graduado em Ciências Contábeis (UEL)

Leticia de Mari Meneguim, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Ciências Contábeis (UEL)

Thaila Nikaeke Farias Martins

Graduanda em Ciências Contábeis (UEL)

Vitor Hideo Nasu

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Mestre em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Daniel Ramos Nogueira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Ciências Contábeis - UEL Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP) Mestre em Contabilidade (UFPR)

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Publicado

15-05-2021

Como Citar

SILVA, R. B. da; MENEGUIM, L. de M.; MARTINS, T. N. F.; NASU, V. H.; NOGUEIRA, D. R. Nível de Divulgação dos Ativos Biológicos e seus Fatores Determinantes: Análise com empresas Argentinas e Brasileiras. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 5anos, p. 121–141, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i5anos.27353. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27353. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos