COMPORTAMENTO DA INOVAÇÃO ORIENTADA À SUSTENTABILIDADE EM CRISES IMPREVISIVEIS

Autores

  • Renato Francisco Habas Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Vaine Mattielo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Sady Mazzioni Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Cristian Baú Dal Magro Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i39.27358

Resumo


O objetivo do estudo consistiu em analisar os aspectos da inovação orientada à sustentabilidade no enfrentamento de crises imprevisíveis. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de visita (observação) e entrevista não estruturada com o principal gestor da empresa. A escolha da empresa estudada decorre do fato de ser referência em sua região de abrangência, com várias premiações nos aspectos da sustentabilidade. Os resultados revelam, por meio dos relatos, que a preocupação com as questões voltadas à sustentabilidade, a produção consciente, a busca pela inovação e o aperfeiçoamento constante, são itens considerados padrões em sua gestão, possuindo controle e eficiência na superação de crises imprevisíveis como a enfrentada no ano de 2020. Nas questões ambientais, a empresa é ativa e orgulha-se de pensar verde em todos os processos de produção. Constata-se, que a empresa que possui estratégias alinhadas ao negócio e uma visão de futuro, possui maior capacidade de adaptação e superação em momentos de crises imprevisíveis. Os aspectos da sustentabilidade orientada para a inovação, fornecem direção que contribuem para a evolução da empresa e sua permanência.Palavras-chave: COVID-19; Teoria da Contingência; Sustentabilidade; Inovação.

Biografia do Autor

Renato Francisco Habas, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração.

Vaine Mattielo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração.

Sady Mazzioni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professor Doutor do Programa de Pós-
Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Cristian Baú Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Downloads

Publicado

19-05-2022

Como Citar

HABAS, R. F.; MATTIELO, V.; MAZZIONI, S.; DAL MAGRO, C. B. COMPORTAMENTO DA INOVAÇÃO ORIENTADA À SUSTENTABILIDADE EM CRISES IMPREVISIVEIS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 79–89, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i39.27358. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27358. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos