PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27368Abstract
O presente estudo tem como objetivo verificar se a adoção de práticas de governança pública tem correlação como o desempenho das universidades federais brasileiras. Para tal, utilizou-se as práticas de governança pública mensuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o desempenho das Universidades o ranking da Times Higher Education Latin America University 2019. A pesquisa classifica-se como quantitativa, utilizando o método estatístico de correlação de Spearman. Os resultados encontrados não sustentam uma relação significativa entre as variáveis de governança Liderança, Estratégia e Accountability mensuradas pelo TCU, e as variáveis de desempenho Ensino, Pesquisa, Citações, Perspectivas Internacionais e Indústria reportadas no Ranking Internacional THE. No entanto, como as universidades federais brasileiras listadas no ranking adotam a Governança Pública em algum nível, a contribuição dessas práticas em qualquer grau para um melhor desempenho não pode ser excluída. Como limitações do estudo destacam-se o uso de um indicador específico para coleta das variáveis previsoras e o tamanho da amostra, portanto outros estudos podem incluir amostras maiores, utilizar outros rankings tanto nacionais quanto internacionais de desempenho das universidades ou propor outras variáveis previsoras relacionadas a Governança Pública.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.