A relevância da responsabilidade social nas Instituições de Ensino Superior

uma revisão

Autores

  • Simone Soares Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0002-0282-2599
  • Fernando Stora UNICENTRO
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas UNICENTRO
  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga UNICENTRO
  • Sergio Luis Dias Doliveira UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.27431
Agências de fomento

Resumo

Hodiernamente as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras buscam por uma gestão socialmente responsável que contribua com o desenvolvimento da sociedade. A responsabilidade social universitária (RSU) é um fenômeno que tem ganhado relevância nos últimos anos por ser um conceito social e politicamente construído que diz respeito ao desenvolvimento promovido pela universidade. Devido a isso, este trabalho teve como objetivo investigar a importância das políticas e das práticas de responsabilidade social que são executadas nas IES. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados do Portal de Periódicos da Capes; Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, ScienceDirect, Scopus® e Spell, a fim de obter trabalhos relacionados a temática. Os resultados indicaram 12 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos e denotam a importância das práticas de RSU nas dimensões: social, cultural, ambiental e econômica.

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Biografia do Autor

Simone Soares, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis no Centro Universitário Campo Real - UNIBRASIL. Mestre em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC - UNICENTRO). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Docência em Administração, Educação Ambiental e Educação à Distância (EAD), com MBA em Controladoria e Finanças.

Fernando Stora, UNICENTRO

MESTRE EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, UNICENTRO

Graduado em Educação Física pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993) e mestrado em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica pela UFPR (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati no departamento de educação física. Professor do programa de mestrado em desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de Vida. Identificar elementos comprometedores da saúde, qualidade de vida na sociedade e elaborar propostas de ação que promovam saúde e qualidade de vida em diferentes setores de atuação (empresas, clínicas, escolas, associações, clubes) e ambientes (urbanos e rurais). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: metabologia e atividade física. Atual Coordenador do Escritório de Relações Internacionais e Institucionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, UNICENTRO

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular do Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Sergio Luis Dias Doliveira, UNICENTRO

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular do Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

SOARES, S.; STORA, F.; MASCARENHAS, L. P. G.; GONZAGA, C. A. M.; DOLIVERIA, S. L. D. A relevância da responsabilidade social nas Instituições de Ensino Superior: uma revisão. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 59–78, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i40.27431. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27431. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos