PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COPRODUÇÃO

ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i39.28490

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a coprodução do processo de Planejamento Estratégico (PE), como ferramenta de gestão para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), via estudo de caso. A gestão eficiente das organizações é complexa, inclusive das Instituições de Ensino Superior, necessitando de ferramentas de gestão que atendam especificidades de seu modus operandi. O PPGTIC está em processo de mudança organizacional e seus stakeholders coproduziram, via técnica Delphi com formulários online, brainstorming e encontros presenciais, a análise do ambiente interno e externo do Programa, definindo: Valores, Missão, Visão, Matriz SWOT, Fatores Críticos de Sucesso, questões estratégicas, estratégias, ações estratégicas, indicadores e resultados esperados. Ameaças e dificuldades atingem a pós-graduação stricto sensu, em especial, IES públicas, influenciadas pelo contexto político, exigindo de seus gestores a redefinição de estratégias emergentes para manter o ensino e a pesquisa de qualidade. Conclui-se que, o ambiente de contingenciamento de recursos se mostra como desafio para o PE, que tem como um dos seus objetivos, atender os critérios de avaliação da CAPES, que crescem em dificuldade, conforme o ambiente pressiona a educação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Trierweiller, Universidade Federal de Santa Catarina

Andréa Cristina Trierweiller é Professora Adjunta da UFSC, campus Araranguá. É coordenadora e Leciona no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia da Computação e Engenharia de Energia. Está vinculada a 3 (três) grupos de pesquisa (CNPq) junto à esta instituição, são eles: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), sendo líder deste grupo; (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015) junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental e outras aplicações em organizações. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. Seus interesses de pesquisa estão ligados à gestão da inovação e sustentabilidade. É consultora ad hoc do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior. 

Cássia Emidio Maciel, Faculdade Educacional da LAPA

Possui graduação (bacharelado) em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - PPGTIC da Universidade Federal de Santa Catarina. Está vinculada a 1 (um) grupo de pesquisa (CNPq) junto à esta instituição, sendo ele: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS).

Yuri Vefago, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC). Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atuou como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Gestão, Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS/UFSC).

Hélio Aisenberg Ferenhof, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção - PPGEP - UFSC (2015). Especialista em Didática da Educação Superiror - SENAC/SC (2012). Mestre em Gestão do Conhecimento - PPGEGC - UFSC (2011). MBA E-Bussiness - FGV-RJ (2001). Bacharel em Ciência da Computação - Universidade Estácio de Sá - RJ (1999). Bacharel em Administração - Faculdade UniBF - PR (2020). Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Serviços, Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Produtos, Segurança da Informação. Atuou como Prof. Visitante do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) - UFSC Araranguá. Pesquisador do GEPPS (Grupo de Engenharia de Produtos, Processos e Serviços) e NGS (Núcleo de Gestão para Sustentabilidade) da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador Associado do KIM (Knowledge and Innovation Management) grupo de pesquisa da University of Skövde (www.his.se). Membro do ICAA - Associação para acreditação do capital intelectual (www.icaa.pt). Membro honorario da Red Iberoamericana para el desarrollo y difusión de la investigación educativa AC (https://redesdeinvestigacioneducativa.org/). Atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação, Conhecimento em Risco, Gestão do Conhecimento, Gestão/Desenvolvimento de Serviços, Gestão/Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Stakeholders, Governança de TI. Profissional capacitado a desenvolver e acompanhar projetos, desde a criação do modelo de negócio até a implantação. Apresenta mais de 20 anos de experiência adquirida em empresas multinacionais e consultorias de renome.

Downloads

Publicado

19-05-2022

Como Citar

CRISTINA TRIERWEILLER, A. .; MACIEL, C. E.; BORBA VEFAGO, Y.; AISENBERG FERENHOF, H. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COPRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 90–118, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i39.28490. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/28490. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos