Indicadores de auditoria das demonstrações contábeis do setor público

uma análise em municípios com contas julgadas irregulares

Autores

  • Júlio Inácio Michel União de Ensino Superior do Paraná/Faculdade de Ciência e Tecnologia – Uespar/Facitec
  • Tomas Matheus Giacomel de Oliveira União de Ensino Superior do Paraná/Faculdade de Ciência e Tecnologia – Uespar/Facitec https://orcid.org/0000-0001-8268-1847

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.29017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os indicadores de auditoria das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público em três municípios do Estado do Paraná, que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE-PR). Busca-se, também, identificar os indicadores desses municípios, verificar os motivos que os levaram a ter suas contas julgadas irregulares pelo ente de controle externo e analisar, comparativamente, os indicadores antes e após as irregularidades. Para tanto, a pesquisa se configura como aplicada, quanto sua natureza, com delineamento de pesquisa mista, descritiva e documental, realizada com base nas demonstrações contábeis dos entes públicos, objetos desse trabalho, do ano de 2017 a 2020. A partir da análise dos indicadores foi possível identificar que pouco se relacionam com os motivos dos municípios terem suas contas julgadas irregulares pelo órgão de controle externo, porém podem, em algum momento, contribuir com os gestores municipais na identificação de pontos de melhorias e readequação ou realocação de recursos em seus municípios. Nesse sentido o estudo vem apresentar contribuições aos órgãos de controle interno no sentido de desenvolverem mecanismos de identificação precoce de distorções nas demonstrações contábeis e contas públicas dos entes municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

MICHEL, J. I.; GIACOMEL DE OLIVEIRA, T. M. Indicadores de auditoria das demonstrações contábeis do setor público: uma análise em municípios com contas julgadas irregulares. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 167–188, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i40.29017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29017. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos