Apreciação do reposicionamento de marcas de vinho e sua relação com os consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.29306

Resumo

Em um ambiente global e competitivo, atuar de maneira a planejar e a executar o marketing estratégico, fará com que as empresas tenham um maior poder frente aos desafios competitivos. Assim, este estudo busca identificar as estratégias de posicionamento de marca em vinícolas, apresentando uma investigação através de uma revisão sistemática. Diante dos resultados encontrados, foram percebidos os mais diversos tipos de estratégias de marketing utilizadas pelas vinícolas para o posicionamento e foi percebido que as escolhas das estratégias dependiam dos objetivos pretendidos pelas vinícolas e dos cenários em que tais organizações se encontravam. Em que o posicionamento da marca das vinícolas está indo além das características do produto vinho, abrangendo fatores como sensações e experiências. As vinícolas mais inovadoras têm uma preocupação com o posicionamento adequado no mercado, mas essas estratégias de posicionamento, apesar de serem uma preocupação a nível mundial, também são definidas a nível local.

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Biografia do Autor

Murilo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Danilo Canela, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina/PE.

Mestre em Dinâmicas de desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina/PE. 

Marcelo Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/RS, Brasil

Telma Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, Pernambuco - Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Recife, Pernambuco - Brasil.

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Publicado

06-07-2023

Como Citar

LIMA, M. C. R.; CANELA, D. C. S. .; BORBA, M. C.; LIMA, T. L. de A. Apreciação do reposicionamento de marcas de vinho e sua relação com os consumidores. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 1–17, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v22i42.29306. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29306. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos