A percepão dos gestores de MES e EPPS do ramo de materiais de construção sobre a relevância das informações geradas pelo sistema de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.29323

Resumo

Em um cenário globalizado, existem incertezas e uma grande competitividade entre as empresas, é necessário ter informações precisas, necessárias e confiáveis para que os gestores possam tomar uma decisão e se sobressair no mercado. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos gestores das microempresas e empresas de pequeno porte, do ramo de materiais de construção, em Tomé-Açu, e no distrito de Quatro Bocas, Pará, sobre a relevância das informações geradas pelo sistema de informação no gerenciamento de seus negócios e no suporte à tomada de decisões. Por meio de uma pesquisa de caráter exploratório e descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, foi pesquisado no mês de setembro de 2019, em 14 empresas do ramo de materiais de construção, na cidade da pesquisa, com intuito de analisar a percepção dos gestores quanto a utilização do sistema de informação. Foi verificado que 71,4% das empresas utilizam algum sistema de informação, e das que utilizam, concluiu-se que um sistema de informação, que seja confiável, capaz de suprir as necessidades de seus gestores, pode fornecer informações que se utilizadas de forma correta, garante o desenvolvimento e a continuidade da empresa no mercado, garantindo assim o sucesso do empreendimento.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josue de Lima Carvalho, UFRA/UNAMA

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA), Mestrando em Contabilidade PPGC-UFSC, na linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial, especialista em Contabilidade, formado pela Ufra Tomé-Açu, membro da comissão de meio ambiente do CRC/PA.  Professor do curso de Administração Unama Parque Shopping, Professor Substituto UFRA, contador formado pela Ufra Tomé-Açu.

José Eduardo Souza Gomes , PMTA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2020).

 

Ticiane Lima dos Santos, UFRA

Professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar da Amazônia

   

Claudio Roberto de Souza Oliveira , UFRA

Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Campus Tomé-Açu. Mestrando em Economia Aplicada - PPGEA - UFPA Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (2002). Pós-Graduação Lato Senso em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica - IFPA Pós Graduado Lato Senso em Auditoria Controladoria e Pericia Contábil, pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Marabá - Pós Graduando em MBA em Gestão Tributária e Contabilidade Digital - DALMASS Perito Judicial Contábil; Empresário Contábil - CONTCON CONTABILIDADE; Controller e Gerente de Filial - Grupo Edson Queiroz - Paragás Distribuidora; Supervisor Administrativo e financeiro de Filial - Grupo Lemos de Moraes - Concessionária Scania; Gerente de Filial - Grupo Guatapará - Concessionária Scania; Coordenador de Estoques - Grupo Ponte Irmãos - Lojas Esplanadas, Eurosono e Euroflex; Contador da Siderúrgica Ibérica S/A; Anal. Contábil SR da Siderúrgica Norte Brasil S/A - SINOBRAS; Professor de Graduação na Faculdade Metropolitana de Marabá, nas disciplinas Análise das Demonstrações Contábeis, Elaboração das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Intermediária, Sistema de Informações Contábeis, Prática Contábil, Perícia Contábil e Controladoria, Professor Pós-Graduação Faculdade de Castanhal - FCAT, Professor Pós-Graduação Faculdade de Carajás e de forma voluntária e eletiva atuo como Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará - CRC-PA (2014/2017) e (2018/2021), Contador do Grupo AMEC Construtora, na ramo de construção civil, Contador da Empresa CTC Construtora, Professor Universitário e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - FADESA, Analista Contábil na Mineradora AVANCO RESOURCES LIMITAD e Perito Judicial e Administrador Judicial nas Vara Cível de Marabá-PA e Parauapebas-PA e Canaã dos Carajás-PA.

 

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

DE LIMA CARVALHO, J.; EDUARDO SOUZA GOMES , J.; LIMA DOS SANTOS, T.; ROBERTO DE SOUZA OLIVEIRA , C. . A percepão dos gestores de MES e EPPS do ramo de materiais de construção sobre a relevância das informações geradas pelo sistema de informação. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 55–83, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.29323. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29323. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos