Gestor da cooperativa e influência do seu comportamento estratégico na participação orçamentária, assimetria informacional e folga orçamentária

Auteurs-es

  • Leandro Augusto Toigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Lucas Précoma Lorenzini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI :

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.29859

Résumé

A pesquisa analisou a influência do comportamento estratégico dos gestores da cooperativa, com participação orçamentária, assimetria da informação e folga orçamentária. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, do tipo survey e quantitativa, com dados de sessenta e um (61) gestores de cooperativas de crédito do estado do Paraná. Os respondentes foram classificados conforme sua tipologia estratégica com base nos estudos de Miles e Snow (1978) e Conant, Mokwa e Varadarajan (1990), utilizando-se como procedimento de análise a aplicação da ferramenta estatística Análise Multivariada da Variância (MANOVA). Os resultados sugerem diferença de média significativa entre o comportamento defensor e os demais comportamentos no que tange a participação orçamentária, uma diferença de média negativa e significativa entre o comportamento estratégico analítico e o comportamento prospector e reativo no que tange a assimetria informacional, não foram encontrados indícios de diferenças significativas entre os comportamentos estratégicos em relação a variável de folga orçamentária. O conhecimento de como reage os gestores de cada comportamento estratégico no orçamento empresarial pode facilitar a alocação deste em áreas de maior ou menor autonomia, orçamento ou nicho de mercado, possibilitando maior assertividade aos objetivos propostos.

Téléchargements

Biographie de l'auteur-e

Lucas Précoma Lorenzini , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Ciências Contábeis Unioeste -2021, possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univel (2011). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro universitário FAG (2013) e MBA em Gestão Estratégica de Custos pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2017) Atualmente está como Gestor de Custos e Compras na industria moveleira. Atuou como professor no ensino superior ministrando várias disciplinas entre elas Gestão de Custos, Matemática Financeira, Contabilidade, Controladoria e Análise Financeira. Tem experiência na área de Administração de empresas com ênfase em Gestão de Custos e Finanças.

Téléchargements

Publié-e

03-05-2023

Comment citer

TOIGO, L. A.; LORENZINI , L. P. . Gestor da cooperativa e influência do seu comportamento estratégico na participação orçamentária, assimetria informacional e folga orçamentária. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 84–110, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.29859. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29859. Acesso em: 22 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos