Sistema de inovação da aeronáutica
modelo sistêmico para gestão da inovação
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.30643Resumo
As áreas Aeroespacial e de Defesa são caracterizadas por serem importantes setores da economia nacional, quer pelo seu elevado conteúdo científico, tecnológico e de inovação, quer pelos produtos de alto valor agregado. A Força Aérea Brasileira (FAB) possui uma longa história de pesquisa e desenvolvimento, por meio de suas Instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, e tem participado de atividades de estímulo à indústria de defesa, mas os resultados alcançados estão abaixo do seu potencial, tendo em vista sua grande capacidade tecnológica. Deste fato decorre o objetivo deste trabalho, qual seja, apresentar o Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) e os motivos que levaram à sua criação, visando uma efetiva gestão da inovação no âmbito da FAB, utilizando um modelo sistêmico de governança. Esta pesquisa exploratória utilizou como procedimentos técnicos a Pesquisa Bibliográfica e Documental, além de Levantamento, pois envolveu entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. Os resultados demonstraram que o SINAER pode ser uma resposta adequada aos problemas de deficiente comunicação e coordenação das diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento envolvidas, pois possibilitou uma gestão mais efetiva dos processos ao se estruturar de forma sistêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.