Comportamento hipercultural e aspectos de liderança entre estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.30887

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os aspectos de liderança e o comportamento hipercultural, entre estudantes de administração, na emergente Sociedade do Conhecimento do Século XXI. A partir da emergência dos desafios do século XXI com a chamada sociedade do conhecimento que favorece o aumento da hiperculturalidade, discute-se o desenvolvimento de aspectos de liderança em estudantes de graduação para atuarem com mais assertividade nesse ambiente. Ao todo, 347 estudantes de graduação em Administração, da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Pernambuco, Brasil, foram entrevistados. Os dados resultantes foram submetidos a técnicas estatísticas diversas. Os resultados indicaram que a hipercultura tem efeitos e atuam no desenvolvimento de capacidades que são de relevância para os executivos no Século 21 como a liderança. Os processos sociocognitivos envolvidos nesta dinâmica promovem a dimensão da personalidade Abnegation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaelison Rodrigues de Souza, FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração de Empresa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ), Graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (ESTÁCIO/RJ) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica de Pernambuco (UPE/1995).

Bruno Campello de Souza, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Bruno Campello de Souza possui graduação em Psicologia, bem como mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Associado da UFPE, sendo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) e do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da mesma instituição. Realiza pesquisas envolvendo as relações das tecnologias digitais com indivíduos e organizações, inovação e empreendedorismo, criminologia e policiamento, cognição, processos psicológicos e sociais, gestão de pessoas, psicologia da política, valores humanos, medicina e a aplicação de métodos estatísticos em qualquer contexto. Desde março de 2020 realiza pesquisas envolvendo análises de dados relacionados à Epidemiologia, Diagnóstico e Tratamento da Covid-19, atuando como consultor do Ministério da Saúde acerca do assunto.

Downloads

Publicado

06-07-2023

Como Citar

SOUZA, J. R. de; PAULA, S. L. de; SOUZA, B. C. de . Comportamento hipercultural e aspectos de liderança entre estudantes de graduação. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 214–227, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v22i42.30887. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30887. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos