As competências dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis: validação de conteúdo e de face de um instrumento para a coleta de dados
DOI :
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.31032Résumé
Diante das novas dinâmicas de trabalho, oriundas do avanço tecnológico e da inovação se torna importante aprofundar o conhecimento sobre as competências adquiridas pelos acadêmicos de contabilidade no decorrer do seu processo de formação universitária, de forma a compará-las com as exigências do mercado. O objetivo do estudo foi adaptar e validar um questionário a ser utilizado para a coleta de dados junto aos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES localizada no Oeste do Paraná. Os procedimentos metodológicos incluíram a validação de face e de conteúdo do questionário a ser utilizado. A pesquisa foi realizada com 38 estudantes de 02 turmas, matriculados no quarto e quinto ano e aplicada no segundo semestre de 2022. Os dados foram análisados utilizando Análise Fatorial e o resultado demonstrou ser viável a utilização do referido instrmento, baseado nas quatro competências definidas no modelo de Oliveira (2016).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.