Recessão e planejamento
dois olhares sobre o cenário econômico brasileiro dos anos 1960
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.31441Abstract
O presente artigo traz, como objetivo principal, uma abordagem do contexto dos anos 1960, para o qual se vale dos métodos descritivo-analítico e comparativo, no intuito de apresentar duas interpretações distintas para um mesmo fenômeno, a saber, a de Celso Furtado e a de Maria da Conceição Tavares. Não obstante, ambas as interpretações, confluem para o entendimento comum, embora a de Celso Furtado esteja, em sua maior parte, fundamentada nos processos históricos de formação, enquanto a de Maria da Conceição Tavares se vale da teoria, com apontamentos para a própria contribuição historicista “furtadiana”. Por sua vez, a metodologia se baseia na revisão bibliográfica, com ênfase para a obra desses dois intérpretes, todavia se valendo da contribuição de terceiros, cujas formulações detenham proximidade com um e/ou outro dos dois autores centrais. Igualmente, a leitura e reflexão acerca de duas fontes documentais da época, que são o Plano Trienal (1962) e o PAEG (1964), constitui parte elementar da metodologia. Por fim, o artigo se encontra dividido em três partes, não considerando a introdução nem as considerações finais. A primeira parte apresenta a interpretação de Maria da Conceição Tavares, acerca do contexto dos anos 1960, a segunda apresenta a interpretação de Celso Furtado para o mesmo período, enquanto a terceira parte ensaia uma ambientação do período, através das propostas contidas nos dois planos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.