Crescimento econômico, perfil sociometabólico e performance ambiental: uma análise para o BRICS (1970-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.31644

Resumo

Este trabalho teve como objetivo traçar o perfil sociometabólico do grupo de países conhecido pela sigla BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A intenção é compreender a dinâmica de evolução biofísica destes países e sua relação com o PIB. Para tanto, usou-se uma abordagem de sociometabolismo, convergente com a economia ecológica, e que usa a contabilidade de fluxo de materiais para mensurar o metabolismo dessas economias em termos de matéria e energia consumida. Os resultados mostraram que no período entre 1970 e 2017 houve um crescimento expressivo no consumo de materiais, fazendo com que o aumento da economia biofísica agregada do grupo BRICS superasse o crescimento biofísico da economia mundial. Os dados também mostraram que o PIB do BRICS cresceu mais rápido do que o crescimento no consumo de materiais no período analisado. Isto significa que, no agregado, houve uma maior eficiência no uso de matéria e energia. Todavia, ao se olhar os resultados individuais, percebeu-se que o Brasil – na contramão do grupo – apresentou uma tendência de intensificação material de sua economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Caixeta Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU).

Tiago Farias Sobel, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

CAIXETA ANDRADE, D.; FARIAS SOBEL, T. Crescimento econômico, perfil sociometabólico e performance ambiental: uma análise para o BRICS (1970-2017). Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 23, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/revistacsp.v22i43.31644. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31644. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos