IPSAS: A adoção do regime de competência nas IFES Brasileiras em decorrência da NBC TSP 13/2018
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.31735Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar como a transição para o regime de contabilização
baseado na competência, conforme definido pela NBC TSP 13/2018, é percebida pelos usuários
e preparadores da informação contábil das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do
Brasil, e como essa mudança pode afetar as decisões dos gestores das IFES. Para tanto, a coleta
de dados ocorreu por meio de um survey com 20 questões aplicadas a 64 universidades federais
brasileiras. Os resultados indicam que os respondentes compreendem a importância da adoção do
regime de competência para a melhoria da padronização, comparabilidade e qualidade da
informação contábil no Brasil, contribuindo assim com informações úteis e oportunas para a
tomada de decisões. De acordo com os dados coletados, há indícios de que o isomorfismo
coercitivo se apresente de forma predominante nas IFES brasileiras, no que se refere à adoção da
NBC TSP 13/2018, demonstrando assim que os entrevistados encontram-se em uma situação de
comodismo institucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.