O JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MARKETING: relato de uma experiência na graduação em Administração

Autores

  • Gustavo Clemente Valadares IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Daniela Meirelles Andrade UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Jacson Lourenço Silva Castro
  • João Francisco Sarno Carvalho IFSULDEMINAS Campus Passos
  • Sheldon William Silva IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v23i44.32437

Resumo

Com a atual revolução tecnológica, a busca por novas tecnologias no ensino tem sido crescente. A velocidade em que novas metodologias de ensino e artefatos surgem é surpreendente e exige dos profissionais de educação cada vez mais preparo e atualizações constantes. Dentro deste escopo, o bacharelado em administração é composto tradicionalmente por disciplinas que envolvem um misto entre discussões de cunho teórico e outras repletas de aplicabilidades práticas com grande envolvimento com o desenvolvimento real das práticas empresariais e assim o uso de metodologias ativas pode contribuir para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional de ensino-aprendizagem por um docente na disciplina Tendências em Marketing. Paga galgar o objetivo proposto este artigo serviu-se de metodologia qualitativa descritiva com emprego de pesquisa bibliográfica e documental. Houve também emprego de relato de experiência. As evidências aqui encontradas mostram que as metodologias ativas podem ser utilizadas em diversos contextos de disciplinas, perfis de alunos e de IES. Foram evidenciados benefícios como maior participação dos estudantes e ganho de desempenho acadêmico e experiencial dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Clemente Valadares, IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutor em Administração (UFLA). Docente do IFSULDEMINAS Campus Passos.

Daniela Meirelles Andrade, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutora em Administração (UFLA). Docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Jacson Lourenço Silva Castro

Mestre em Administração (UFLA).

Sheldon William Silva, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração (UFLA). Professor do IFMG Campus São João Evangelista.

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

VALADARES, G. C.; ANDRADE, D. M.; CASTRO, J. L. S.; CARVALHO, J. F. S.; SILVA, S. W. O JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MARKETING: relato de uma experiência na graduação em Administração. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 23, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/revistacsp.v23i44.32437. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/32437. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos