SEGURIDADE SOCIAL EM QUESTÃO: DESAFIOS ENCONTRADO PELO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC), ADVINDOS DA GESTÃO ADMINISTRATIVA COMPARTILHADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i30.12500Palavras-chave:
Sistema Brasileiro de Proteção Social, Seguridade Social, Benefício de Prestação Continuada (BPC).Resumo
A Seguridade Social brasileira foi promulgada com a Constituição Federal de 1988. Contudo, passados mais de 20 anos de sua promulgação constam-se inúmeros avanços. Nesse sentido, o presente artigo foca-se em apontar alguns dos desafios encontrados no que diz respeito à gestão compartilhada do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC possui por órgão gestor o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS) e conta como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como órgão operacionalizador do benefício. Para realização da pesquisa foram utilizadas duas abordagens metodológicas: a realização de uma pesquisa bibliográfica com objetivo de aprofundar a temática da Seguridade Social e do BPC. E a realização de uma pesquisa qualitativa, onde foram entrevistados 10 funcionários do INSS e do MDS que ocupam cargos de gestão ou de execução do benefício. A realização das entrevistas e, posterior, analise permitiu a visualização de problemas advindos em decorrência da natureza institucional distinta dos órgãos parceiros. Conclui-se que a parceria entre Previdência e a Assistência precisa ser menos fragmentada e, dispor de maior integralidade das ações, tanto entre os dois órgãos quanto entre os órgãos que compõem a rede socioassistencial. E, que o BPC precisa dispor do mesmo status dos benefícios contributivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.