COMPREENDENDO A ATMOSFERA DE RELACIONAMENTO SOB A ÓTICA DA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.7691

Palavras-chave:

atmosfera do relacionamento, fenomenologia da percepção, pesquisa qualitativa.

Resumo

Cada vez mais os relacionamentos de negócios têm sido um importante objeto de investigação de marketing. Todavia, eles não acontecem num vácuo entre as partes envolvidas. O contexto no qual são formados e desenvolvidos é chamado de atmosfera de relacionamento. Todavia, apesar de sua importância, a atmosfera de relacionamento ainda é um assunto pouco explorado. Com isto em mente, desenvolvemos o presente estudo exploratório. Nosso intuito foi o de gerar insights para uma melhor compreensão deste construto. Para tal, assumimos a perspectiva teórico-epistemológica da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, por meio de um estudo de caso de um relacionamento diádico típico, entre vendedor e comprador, cujas entrevistas foram submetidas a uma análise de discurso. Nossos achados corroboram as atuais dimensões do construto, mas também apontam para novas. Além disto, discutimos os insights a que chegamos, apontando alguns caminhos para as reflexões e pesquisas futuras acerca do tema.

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Publicado

05-12-2014

Como Citar

LEÃO, A. L. M. de S.; MELLO, S. C. B. de. COMPREENDENDO A ATMOSFERA DE RELACIONAMENTO SOB A ÓTICA DA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 25, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i25.7691. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7691. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos