O NEXO CAUSAL ENTRE A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL E A IMAGEM CORPORATIVA: ESTUDO EMPÍRICO SOBRE UMA EMPRESA TERCEIRIZADA

Autores

  • Paulo Roberto da Costa Vieira
  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas
  • Edson José Dalto

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i24.7822

Palavras-chave:

Identidade, Imagem, Modelagem de Equações Estruturais

Resumo

A importância da identidade organizacional e da imagem corporativa no fortalecimento da posição das organizações tem sido objeto de discussão acadêmica, na qual se postula a hipótese de que a primeira exerce influência positiva sobre a imagem. O presente estudo investiga se o referido vínculo entre os dois construtos existe de fato, examinando também se o elo entre imagem e percepção de desempenho é significativo. Para tanto, foram selecionadas uma concessionária de serviços de telecomunicações e uma empresa terceirizada que presta serviços de manutenção à primeira. A pesquisa de survey empregou o questionário estruturado na coleta de dados, os quais foram tratados por meio de modelagem de equações estruturais, empregando os programas estatísticos GeSCA e o AMOS 4.0. Os resultados obtidos permitem concluir que há elo positivo entre a identidade organizacional da empresa terceirizada e a sua imagem, bem como entre a imagem e a percepção de desempenho, sob a perspectiva da empresa contratante.

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Publicado

25-06-2014

Como Citar

VIEIRA, P. R. da C.; FREITAS, J. A. de S. B. e; DALTO, E. J. O NEXO CAUSAL ENTRE A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL E A IMAGEM CORPORATIVA: ESTUDO EMPÍRICO SOBRE UMA EMPRESA TERCEIRIZADA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 24, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i24.7822. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7822. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos