ANÁLISE SOCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

Autores

  • Wagner Belchior Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • João Eduardo Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG https://orcid.org/0000-0001-6969-6972
  • Thiago de Melo Teixeira da Costa Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i31.17371
Agências de fomento

Palavras-chave:

Previdência Social, Sociometria, Redes Sociais.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar as redes sociais formada pelos pesquisadores das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia e áreas afins que publicaram artigos científicos sobre Previdência Social no Brasil, buscando compreender o condicionamento social na construção do conhecimento da área. Para tanto, foram construídas redes sociais, a partir de informações de autoria dos trabalhos disponíveis no Portal Capes, no período de 2000 a 2014. O referencial compreendeu 86 artigos que totalizaram 169 autores e 172 relações, analisados por meio do software Gephi. Os relacionamentos sociais expressaram que a rede de autores e coautores é fragmentada, apresentando vários componentes, sendo a maioria de duplas de autores, além disso avaliaram-se individualmente os autores mais centrais, em que a Universidade de São Paulo se destacou como instituição vinculada a grande parte de autores com grande número de colaboradores. No que concerne à centralidade de intermediação e de proximidade, foi observado que houveram mudanças entre os autores com maior pontuação em relação à centralidade de grau, sendo confirmado pela análise de correlação que a colaboração, a intermediação e a proximidade não são fenômenos extremamente relacionados quando o tema é Previdência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Belchior Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

João Eduardo Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestrando em Administração no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Thiago de Melo Teixeira da Costa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV

Downloads

Publicado

14-12-2017

Como Citar

DIAS, W. B.; RIBEIRO, J. E.; COSTA, T. de M. T. da. ANÁLISE SOCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 108, 2017. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i31.17371. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/85. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos