EFICIÊNCIA TÉCNICA DA GESTÃO DAS ESCOLAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.9067Palavras-chave:
Eficiência técnica, Escolas federais, Resultados educacionaisResumo
O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de eficiência técnica da gestão das escolas federais de educação básica no Brasil, tendo em vista identificar as escolas com a melhor combinação de insumos e resultados educacionais. Para tanto, foram usados os microdados do Censo Escolar 2011 e do Enem 2011, disponibilizados pelo Inep/Mec, e adotada a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados centrais desta pesquisa apontam que as escolas federais situadas no estado do Espírito Santo apresentam, em média, os maiores índices de eficiência técnica (0,822). Além disso, o desempenho das localidades em termos de eficiência sinaliza apresentar relação com o nível socioeconômico dos alunos, pois as escolas mais eficientes possuem alunos com melhores contextos econômicos do que as escolas com maior ineficiência.Downloads
Downloads
Publicado
05-12-2014
Como Citar
ALMEIDA, A. T. C. de; ALMEIDA FILHO, Álvaro C. de. EFICIÊNCIA TÉCNICA DA GESTÃO DAS ESCOLAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 25, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i25.9067. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/9067. Acesso em: 5 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.