EFICIÊNCIA TÉCNICA DA GESTÃO DAS ESCOLAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores

  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida
  • Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.9067

Palavras-chave:

Eficiência técnica, Escolas federais, Resultados educacionais

Resumo

O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de eficiência técnica da gestão das escolas federais de educação básica no Brasil, tendo em vista identificar as escolas com a melhor combinação de insumos e resultados educacionais. Para tanto, foram usados os microdados do Censo Escolar 2011 e do Enem 2011, disponibilizados pelo Inep/Mec, e adotada a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados centrais desta pesquisa apontam que as escolas federais situadas no estado do Espírito Santo apresentam, em média, os maiores índices de eficiência técnica (0,822). Além disso, o desempenho das localidades em termos de eficiência sinaliza apresentar relação com o nível socioeconômico dos alunos, pois as escolas mais eficientes possuem alunos com melhores contextos econômicos do que as escolas com maior ineficiência.

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Publicado

05-12-2014

Como Citar

ALMEIDA, A. T. C. de; ALMEIDA FILHO, Álvaro C. de. EFICIÊNCIA TÉCNICA DA GESTÃO DAS ESCOLAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 25, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i25.9067. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/9067. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos