DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DA UFMG: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE BÔNUS SOCIORRACIAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.9521Palabras clave:
Políticas Públicas. Educação. Políticas de ação afirmativa. Bônus sociorracial. UFMG.Resumen
En este trabajo se hace un análisis del rendimiento académico de los estudiantes de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), con el objetivo principal de determinar si existen diferencias significativas entre los estudiantes que recibieron y no recibieron el bono socio-racial en la prueba de la institución. Los resultados sugieren que el rendimiento escolar de los beneficiarios y no beneficiarios del bono son similares en la mayoría de las comparaciones. La política del bono socio-racial, implementado por algunos años en la UFMG, no promovió el ingreso de estudiantes con bajo potencial académico. Por lo tanto, esta es una política eficaz de inclusión social y sin daño a la excelencia académica de la universidad.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
27-06-2015
Cómo citar
GOLGHER, A. B.; AMARAL, E. F. L.; NEVES, A. V. C. DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DA UFMG: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE BÔNUS SOCIORRACIAL. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 120–145, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i26.9521. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/9521. Acesso em: 11 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.