O COMPORTAMENTO E A PERCEPÇÃO DA GERAÇÃO Y NA ADOÇÃO E PERFORMANCE DE PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA NO BRASIL

Autores

  • Daniella Novak
  • Iago França Lopes
  • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.9666
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Artefatos, Controle Gerencial, Geração Y, Setor de Tecnologia

Resumo

O ingresso da Geração Y no mercado de trabalho provocou mudanças na gestão organizacional, o que afetou diretamente a perfomance e adoção de controle gerenciais nas corporações. Dentro desse contexto este artigo tem como objetivo identificar o comportamento dessa geração, sua percepção quanto a performance e sua influência na adoção de práticas de controle gerencial em empresas  do setor de tecnologia no Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo com uma amostra de 12 empresas brasileiras listadas na  Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom e um estudo qualitativo em uma empresa de relevância nacional do setor de tecnologia com capital negociado na BM&FBOVESPA. A investigação em tela descreve o panorama da Geração Y e os controles gerenciais adotados por ela, por meio da aplicação de questionários e entrevista com profissionais da área de controladoria. Subsidiando-se em Frezatti (2005), constatou-se que a respeito do grau de satisfação da Geração Y em relação aos artefatos do controle gerencial pode-se dizer que está intimamente ligado com a identificação do indivíduo com a organização, baseando-se na relação “objetivo-identidade-artefatos”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-06-2015

Como Citar

NOVAK, D.; LOPES, I. F.; ESPEJO, M. M. dos S. B. O COMPORTAMENTO E A PERCEPÇÃO DA GERAÇÃO Y NA ADOÇÃO E PERFORMANCE DE PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA NO BRASIL. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 76–100, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i26.9666. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/9666. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos