THE MEANING OF EDUCATION IN ÉMILE DURKHEIM AND MAX WEBER: ELEMENTS FOR A COMPARATIVE STUDY
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.9972Keywords:
educação, sistema escolar, sociologia da educação, sociedade modernaAbstract
This article intends to analyze the meaning of education in Emile Durkheim and Max Weber, aiming to trace the differences and possible similarities between them. Given that these are two icons of classical sociology, this text aims to understand the treatment they accorded to educational phenomenon, highlighting the role played by the education system in their respective works from his most significant works. Although sustaining very different positions on the subject, the authors lay the foundations of a sociology of education that aims to overcome the major dilemmas engendered by the advance of industrialization, noting, in effect, the expansion of civil rights and democratic values.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.