O SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER: ELEMENTOS PARA UM ESTUDO COMPARADO

Autores

  • Sidnei Ferreira de Vares
  • Vanessa Beatriz Bortulucce

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.9972

Palavras-chave:

educação, sistema escolar, sociologia da educação, sociedade moderna

Resumo


Neste artigo, pretende-se analisar o sentido da educação em Émile Durkheim e Max Weber, objetivando traçar as diferenças e as possíveis aproximações entre ambos. Visto se tratar-se de dois ícones da sociologia clássica, visa-se compreender o tratamento por eles concedido ao fenômeno educativo, destacando o lugar ocupado pelo sistema de ensino em suas respectivas obras, a partir de seus textos mais significativos. Conquanto sustentem posições bastante distintas sobre o assunto, os autores lançam as bases de uma sociologia da educação que pretende superar os grandes dilemas engendrados pelo avanço da industrialização, atentando, com efeito, para a expansão dos direitos civis e dos valores democráticos.

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Publicado

05-12-2014

Como Citar

VARES, S. F. de; BORTULUCCE, V. B. O SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER: ELEMENTOS PARA UM ESTUDO COMPARADO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 25, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i25.9972. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/9972. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos