Os Conflitos de Agency e o Impacto no Desempenho Financeiro das Empresas Familiares

Autores

  • Thiago Henrique Moreira Goes
  • Afonso Carneiro Lima
  • Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v1i1.11184

Palavras-chave:

Custos de Agency, Empresas Familiares, Performance

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar teoricamente as proposições dos conflitos de agency em empresas familiares e impactos em seu desempenho financeiro. O estudo está baseado nos referenciais de Berle e Means (1932), Jensen e Meckling (1976), Anghion e Tirole (1997) e Sharma e Carney (2012). Os elementos teóricos utilizados baseiam-se nos conflitos de agency, na conceituação de empresas familiares, na descrição do conceito de riqueza sócio-emocional e como o mesmo tende a afetar o desempenho financeiro dessas empresas. O estudo é concluído com a elaboração de duas hipóteses a serem testadas empiricamente, as quais consistem em analisar como o conceito de riqueza sócio emocional influencia os custos de agency e se esse impacto influencia o desempenho financeiro.

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Publicado

05-03-2015

Como Citar

GOES, T. H. M.; LIMA, A. C.; MACHADO FILHO, C. A. P. Os Conflitos de Agency e o Impacto no Desempenho Financeiro das Empresas Familiares. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 17–28, 2015. DOI: 10.48075/comsus.v1i1.11184. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/11184. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos