Diretrizes Estratégicas para Sustentabilidade nas Empresas do Setor de Alimentos
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v3i2.15636Palavras-chave:
Diretrizes estratégicas, sustentabilidade, alimentosResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as diretrizes estratégicas para sustentabilidade das empresas do setor de alimentos listadas entre as 100 maiores empresas do Brasil, do ano de 2014, segundo a Revista Exame. A abordagem que orienta a pesquisa é qualitativa, com obtenção de informação por meio de pesquisa documental, através da investigação dos sites das empresas da amostra. Para dar base a pesquisa foram investigados os sites de cada uma das empresas, com o intuito de coletar os textos das suas diretrizes estratégicas, quais sejam a missão, visão e valores, ou outros títulos correlatos. Os dados obtidos foram tabulados utilizando-se para isso o software NVIVO, e após foram feitas as análises das diretrizes, seguido também de uma checagem da convergência destas diretrizes para com a sustentabilidade. Como resultado destas análises foi possível observar que a maior parte das empresas da amostra inicial apresentaram aspectos relativos à sustentabilidade. A categoria com mais citações foi a categoria 6 – vida e pessoas, e a diretriz com mais citações foram os valores organizacionais. Percebeu-se uma grande preocupação das empresas com a sustentabilidade sendo que pode-se concluir que as empresas do setor de alimentação têm suas estratégias convergentes com a sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.