Diretrizes Estratégicas para Sustentabilidade nas Empresas do Setor de Alimentos

Autores

  • Kellerman Augusto Lemes Godarth

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v3i2.15636

Palavras-chave:

Diretrizes estratégicas, sustentabilidade, alimentos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as diretrizes estratégicas para sustentabilidade das empresas do setor de alimentos listadas entre as 100 maiores empresas do Brasil, do ano de 2014, segundo a Revista Exame. A abordagem que orienta a pesquisa é qualitativa, com obtenção de informação por meio de pesquisa documental, através da investigação dos sites das empresas da amostra. Para dar base a pesquisa foram investigados os sites de cada uma das empresas, com o intuito de coletar os textos das suas diretrizes estratégicas, quais sejam a missão, visão e valores, ou outros títulos correlatos. Os dados obtidos foram tabulados utilizando-se para isso o software NVIVO, e após foram feitas as análises das diretrizes, seguido também de uma checagem da convergência destas diretrizes para com a sustentabilidade. Como resultado destas análises foi possível observar que a maior parte das empresas da amostra inicial apresentaram aspectos relativos à sustentabilidade. A categoria com mais citações foi a categoria 6 – vida e pessoas, e a diretriz com mais citações foram os valores organizacionais. Percebeu-se uma grande preocupação das empresas com a sustentabilidade sendo que pode-se concluir que as empresas do setor de alimentação têm suas estratégias convergentes com a sustentabilidade.

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Publicado

07-02-2017

Como Citar

GODARTH, K. A. L. Diretrizes Estratégicas para Sustentabilidade nas Empresas do Setor de Alimentos. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 14–34, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v3i2.15636. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/15636. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos