Motivações para o consumo de produtos orgânicos: em busca de entendimento

Autores

  • Tatiana de Freitas Marcelino UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Trierweiller UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tamires Joaquim Lucietti UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-6056-122X

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v4i2.17387

Palavras-chave:

Produtos orgânicos, Comportamento do consumidor, Redes sociais.

Resumo


Diante do crescimento do mercado de produtos orgânicos, faz-se necessário aprofundar os estudos sobre o comportamento dos consumidores, suas reais motivações de compra bem como, as dificuldades e limitações nas estruturas de produção, fornecimento e comercialização. O objetivo do artigo foi realizar uma análise da literatura sobre produtos orgânicos e temas correlatos, para a elaboração de questionário a ser aplicado junto a consumidores atuais e potenciais de produtos orgânicos, com vistas a investigar suas motivações de consumo. Trata-se de uma etapa do Trabalho de Conclusão de Curso da autora principal do artigo, que também intenciona utilizar as redes sociais para divulgação dos produtos orgânicos. Enfim, acredita-se que, este artigo contribuiu para novas proposições junto ao setor de alimentos orgânicos e, ainda, pode-se inferir a uma reflexão mais ampla, quanto à necessidade de novos padrões de consumo.

Biografia do Autor

Tatiana de Freitas Marcelino, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Tecnologias da Informacão e Comunicacão

Integrante do LABeGIS

Andréa Cristina Trierweiller, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Andréa Cristina Trierweiller é Professora Adjunta da UFSC, campus Araranguá. É coordenadora e Leciona no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia da Computação e Engenharia de Energia. Está vinculada a 3 (três) grupos de pesquisa (CNPq) junto à esta instituição, são eles: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), sendo líder deste grupo; (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015) junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental e outras aplicações em organizações. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. Seus interesses de pesquisa estão ligados à gestão da inovação e sustentabilidade. É consultora ad hoc do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior.

Tamires Joaquim Lucietti, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação - UFSC

Tecnológa em Design de Moda - UNISUL

Integrante do Grupo de Pesquisa - LABeGIS - UFSC

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

MARCELINO, T. de F.; TRIERWEILLER, A. C.; LUCIETTI, T. J. Motivações para o consumo de produtos orgânicos: em busca de entendimento. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 31–45, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i2.17387. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/17387. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos