Proposta de expansão comercial para uma produtora de software de gestão empresarial

Autores

  • Thiago Henrique Martinez Blanco Unioeste Cascavel
  • Claudio Antonio Rojo Unioeste Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v4i2.18380

Palavras-chave:

franquias, análise de franqueabilidade, representante comercial, competitividade

Resumo


No Brasil o sistema de franquias encontra um ambiente perfeito para reprodução em escala: dimensão continental, com potencial de ampliar a disponibilidade de bens e serviços e profissionais com perfil empreendedor, o país figura em quarto lugar no ranking mundial em números de unidades franqueadas. O presente relato técnico é fruto de uma consultoria realizada em uma empresa produtora de software especializada em gestão empresarial e fiscal, a qual busca expandir sua atuação no cenário nacional por meio do sistema de franquias ou representação comercial. Os procedimentos adotados baseiam-se em um estudo de caso único e a abordagem é qualitativa, devido ao caráter subjetivo da intervenção. Sugere-se que o formato de microfranquias pode ser suficiente para atender a demanda de expansão da empresa. Contudo ainda não é o parecer final sobre o melhor modelo, visto que o modelo tributário será definido na segunda etapa da consultoria, somente após, será possível analisar e comparar os indicadores de operacionalização e viabilidade financeira.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Martinez Blanco, Unioeste Cascavel

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração da Unioeste (Cascavel). Pós-graduado no MBA Gestão Estratégica (USP) e no MBA Aberto em Engenharia e Inovação (USP/UFSC). Graduado em Administração pela UniCesumar (2012) e Tecnólogo em Gestão de Agronegócios pela NEaD UniCesumar (2012).

Claudio Antonio Rojo, Unioeste Cascavel

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

BLANCO, T. H. M.; ROJO, C. A. Proposta de expansão comercial para uma produtora de software de gestão empresarial. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 87–98, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i2.18380. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/18380. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Relatos Técnicos