Inserção do processo sucessório no planejamento estratégico de uma associação de lojas de móveis

Autores

  • Djeimi Angela Leonhardt Neske Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Emanuel Sandri Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Antonio Claudio Rojo Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v5i2.19933
Agências de fomento

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Processo sucessório, Empresas familiares, 5W2H.

Resumo

Inúmeras pesquisas apontam acerca da necessidade de um planejamento para o processo sucessório das empresas, especialmente no que tange a micro e pequenas empresas familiares, visando aumentar a longevidade destas. Contudo, as pesquisas revelam ainda, que mesmo os gestores compreendendo a importância de tal planejamento, poucos o colocam em prática. Este relato tem como objetivo apresentar e analisar as caraterísticas dos gestores associados a uma associação de lojas de móveis - Rede Toklar, propondo-se a confirmar se de fato há indícios de que a implantação do processo sucessório no planejamento da rede é importante e relevante. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de caso aplicado, com pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa junto aos gestores. Os resultados são descritivos e indicam que há campo para aprofundar as pesquisas e elaborar uma agenda para a inserção do planejamento sucessório no planejamento estratégico da Rede Toklar. A contribuição do estudo decorre na apresentação de um modelo para que a temática processo sucessório, seja iniciada.

Biografia do Autor

Djeimi Angela Leonhardt Neske, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Emanuel Sandri, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Antonio Claudio Rojo, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

NESKE, D. A. L.; SANDRI, E.; ROJO, A. C. Inserção do processo sucessório no planejamento estratégico de uma associação de lojas de móveis. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 30–42, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v5i2.19933. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/19933. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos