A utilização do Termo de Abertura de Projetos (TAP) como ferramenta para elaboração de propostas e planos de trabalhos no município de Guaíra PR

Autores

  • Flávio Augusto de Queiroz Varolo
  • Clóvis Fiirst

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20331
Agências de fomento
“Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)”

Palavras-chave:

Administração Pública, Gerenciamento de Projetos, Transferências Voluntarias, Termo de Abertura de Projetos.

Resumo

Este relato objetiva analisar e demonstrar como os conceitos de gerenciamento de projetos e suas ferramentas, mais especificamente o uso do Termo de Abertura do Projeto(TAP), podem auxiliar os gestores públicos na elaboração de propostas e planos de trabalho para captação de recursos via transferências voluntárias oriundas do Governo Federal e registradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, o SICONV. Como suporte teórico pautou-se nos conceitos de gestão de projetos usados pelo Project Managament Institute(PMI) e da Reforma Administrativa do Estado Brasileiro no processo da Nova Administração Pública. O método utilizado foi quanto aos objetivos, pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos, estudo de caso, quanto à abordagem do problema, pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado na Prefeitura do Município de Guaíra, Paraná, durante o período de dezembro de 2017 a maio de 2018 utilizando o modelo de TAP usado pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu devida a sua disseminação na região onde está inserido o Município. Observou-se que a utilização da ferramenta dentro de um contexto de transferência de conhecimento e consequente mudança de cultura organizacional é benéfica não só para a captação de recursos, mas como para a redução dos riscos, aumento dos benefícios e amadurecimento em gestão de projetos.

Biografia do Autor

Flávio Augusto de Queiroz Varolo

Especialista em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos pela Unioeste

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

VAROLO, F. A. de Q.; FIIRST, C. A utilização do Termo de Abertura de Projetos (TAP) como ferramenta para elaboração de propostas e planos de trabalhos no município de Guaíra PR. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 225–241, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.20331. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20331. Acesso em: 28 mar. 2024.