As relações de gênero e poder na polícia militar: um estudo sobre as nuanças que permeiam a carreira profissional da mulher policial
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i1.20913
Agências de fomento
Palavras-chave:
Relações de Gênero, Poder, Polícia Militar.Resumo
Na sociedade moderna as relações de gênero são marcadas pelo poder estrutural e funcional institucionalizado nas organizações, nas quais as práticas de gênero ainda evidenciam discriminação contra as mulheres. As diferenças contra o gênero são exercidas no âmbito de cargos administrativos, funções e atribuições, maternidade, família e relacionamentos. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo foi compreender as relações de gênero e poder existentes na Polícia Militar do Estado do Paraná. Trata-se de uma abordagem qualitativa por meio de entrevista individual semiestruturada realizada com oito policiais de uma unidade de polícia militar; em segundo plano foi utilizado o diário de campo como apoio para a realização da pesquisa. Os resultados demonstram que a mulher policial é ainda vítima de preconceitos e discriminação enraizados e institucionalizados na cultura organizacional, seja pelas funções e tarefas que executam, pelas suas habilidades e competências, pelo abuso do poder e pelas particularidades de sentimentos e emoções de ser mãe.Downloads
Publicado
17-12-2019
Como Citar
SIERDOVSKI, M.; ANDRADE, S. M.; STEFANO, S. R. As relações de gênero e poder na polícia militar: um estudo sobre as nuanças que permeiam a carreira profissional da mulher policial. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 33–46, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i1.20913. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20913. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.