Desenvolvimento de um plano de treinamento em gestão institucional associativista para as ACES integradas à CACIOPAR

Autores

  • Rosane Schulz Ferreira Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20927
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Palavras-chave:

Gestão, Competitividade, Sustentabilidade, Estratégia

Resumo

 

RESUMO

 

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) dá suporte de diversas formas às suas quarenta e seis Associações Comerciais e Empresarias (Aces) filiadas. Faz parte desse suporte a capacitação aos diretores, que são voluntários, e aos funcionários que são remunerados. Durante a realização do planejamento estratégico da Caciopar da nova gestão, ao ser brevemente apresentado o modelo de gestão das associações comerciais percebeu-se que muitos diretores não tinham o conhecimento de como deve ser a gestão da associação comercial da sua cidade. Assim, esse relato técnico tem por objetivo a elaboração de um plano de capacitação em gestão institucional voltado para o associativismo, com foco a atender especialmente nos diretores e colaboradores das associações comerciais do Oeste do Paraná. A teoria está embasada nas literaturas de recursos humanos, voltadas para treinamentos. Metodologicamente, a abordagem da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo.  Como resultado espera-se que o plano proposto  possa ser incorporado no sistema treinamentos da Caciopar.

 

Palavras-chave: Treinamento; Gestão Associativista; Associativismo; Caciopar.

Biografia do Autor

Rosane Schulz Ferreira, Unioeste

Especialista em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos pela Unioeste; Especialista em Economia Empresarial pela Unioeste e Graduada em Ciências Econômicas pela Unioeste.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

FERREIRA, R. S. Desenvolvimento de um plano de treinamento em gestão institucional associativista para as ACES integradas à CACIOPAR. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 321–334, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.20927. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20927. Acesso em: 18 abr. 2024.