Compras públicas municipais: um estudo sobre a gestão do departamento de compras no município de Brasilândia do Sul

Autores

  • Gislaine Sincoski Sartorelhi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Clovis Fiirst Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v6i2.21002

Palavras-chave:

Compras Públicas, Licitação, Gestão.

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar o funcionamento do Setor de Compras no município de Brasilândia do Sul, analisando como acontecem as articulações entre os setores para atender as demandas da administração Pública, a fim de avaliar a eficiência do processo de compras, com a finalidade de debater possíveis práticas que possam auxiliar o município, dentro das bases e regulamentações legais exigidos. Para tanto, tomou-se como referência de estudo o Setor de Compras e Patrimônio e Setor de Licitações de Brasilândia do Sul. A pesquisa realizada foi fundamentada em técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa, por meio de estudo de caso, sendo que a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas junto de servidores públicos municipais, análise documental e observação. Os resultados revelam que os atores envolvidos precisam estar capacitados para desempenhar suas práticas, a fim de pensarem o departamento de compras de maneira ágil, eficiente e estratégica, favorecendo a administração pública quanto ao atendimento de sua demanda. A principal contribuição do estudo foi à verificação dos gargalos relacionados à compra pública no município.

Biografia do Autor

Gislaine Sincoski Sartorelhi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Gestão de Políticas Sociais pela UNESPAR/Campus Apucarana, Especialista em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos pela Unioeste.

Clovis Fiirst, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

SARTORELHI, G. S.; FIIRST, C. Compras públicas municipais: um estudo sobre a gestão do departamento de compras no município de Brasilândia do Sul. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 155–168, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i2.21002. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21002. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos Técnicos