Os benefícios de um plano logístico para região Oeste do Paraná

Autores

  • Rafael Venturin Piacentini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Schustter Haus Montes Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Felipe Luiz Rahmeier Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Gusthavo Luiz Santos Vidal Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v5i2.21285
Agências de fomento

Palavras-chave:

Logística de transportes, Oeste do Paraná, Planejamento, Modais

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os benefícios de um plano de logística de transportes para região oeste do Paraná, uma região com grande potencial produtivo dentro do cenário global e muito potencial para se tornar um corredor de escoamento de produção por sua localização geográfica e estrutura já existente. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória que colheu dados em duas frentes, primeiro analisando documentos de planos logísticos do estado do Paraná e depois por meio de uma entrevista com um ex-coordenador do Pacto Oeste, uma iniciativa de plano logístico que existiu até 2011 com o objetivo de tornar essa região do estado em um importante corredor de escoamento de produção – principalmente agrícola e pecuária. Entre os principais resultados está o fato de que a existência de planos logísticos de transportes, de iniciativa pública ou privada apresentam benefícios físicos, logísticos e econômicos. Físicos pelas melhorias e expansões estruturais, logísticos pelas novas opções de transporte que apresenta e econômicos pelo fomento de produção local e capitação de recursos, mas para existirem esses benefícios é necessário superar algumas dificuldades também abordadas na pesquisa.

Biografia do Autor

Rafael Venturin Piacentini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Rafael Venturin Piacentini é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG, em Cascavel (2011), possui especialização em projetos de arquitetura: gestão e sustentabilidade pela Universidade Paranaense (2015), é arquiteto e responsavel técnico na contrutora Materpol Construção Ltda. e atualmente cursa a graduação em Administração da Unioeste, o qual iniciou em 2017.

Schustter Haus Montes, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Formado em gestão de marketing pela Dom Bosco Cascavel (2012), atualmente cursa a graduação em Administração pela Unioeste, tendo iniciado o curso em 2017.

Felipe Luiz Rahmeier, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Felipe cursa a graduação em Administração pela Unioeste, tendo iniciado o curso em 2017 com previsão de graduar-se em 2020.

Gusthavo Luiz Santos Vidal, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Gusthavo cursa a graduação em Administração pela Unioeste, tendo iniciado o curso em 2017 com previsão de graduar-se em 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-03-2019

Como Citar

PIACENTINI, R. V.; MONTES, S. H.; RAHMEIER, F. L.; SANTOS VIDAL, G. L. Os benefícios de um plano logístico para região Oeste do Paraná. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 43–60, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v5i2.21285. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21285. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos