Agricultura orgânica e familiar: concepções, políticas e aspectos legais

Autores

  • Antônio Soares Júnior da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL
  • Demóstenes Dantas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte - IFRN/Campus Macau
  • Sofia Bonfim Alves Palhares Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Maria Clara Coutinho Macedo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Samuel Hübner Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v8i1.25675

Palavras-chave:

agricultura familiar, produção orgânica, aspectos legais.

Resumo


Este trabalho, de cunho bibliográfico, propõe uma discussão acerca das concepções de agricultura familiar e produção orgânica. Para tanto, utilizamos as contribuições de Ormond (2002), Azevedo (2012), Wanderley (1999/2000), Saquet (2017), dentre outros. O trabalho dedica-se também a analisar políticas públicas e os aspectos legais acerca da produção orgânica no país, além de realizar breve levantamento de dados coletados no último censo agropecuário. Os resultados apontam para importância da agricultura familiar para o desenvolvimento das comunidades locais e sugere que a produção orgânica tem potencial de crescimento em face das controvérsias alimentares da vida contemporânea.

Biografia do Autor

Antônio Soares Júnior da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Nova Serrana - FNS (2007); Graduado em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004); Graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs/Niagara College - Canadá (2014); Tem interesse em pesquisas sobre educação profissional e tecnológica, educação inclusiva, tecnologias educacionais, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento. Participou do Programa Ciência sem Fronteiras, através do qual fez intercâmbio no Niagara College Canadá, onde desenvolveu atividades de pesquisa e estágio na área de analise sensorial de vinhos.

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte - IFRN/Campus Macau

Doutor em Letras/Linguística  pela Universidade Fedreal do Pernambuco- UFPE; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte - IFRN/Campus Macau, atuando na educação básica, no Ensino Superior e na Pós-graduação.

Sofia Bonfim Alves Palhares, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Pós-graduada em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos pela Faculdade Unyleya.

Maria Clara Coutinho Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia na Universidade Federal de Minas (UFMG). Graduada em Engenharia de Alimentos e Biossistemas, pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Mestra em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência em Tecnologia de alimentos, Análise de Alimentos (Bromatologia), Antropologia Alimentar, Desenvolvimento de Novos Produtos, Controle da Produção de Alimentos em nível Industrial e de Alimentação em Restaurantes, Revestimentos Comestíveis, Reaproveitamento de Resíduo Industrial, Operações Unitárias, Física, Físico-Química, Análise Sensorial, Conservação e Bioquímica de alimentos. 

Samuel Hübner, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2011) e especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade Dom Alberto (2015). 

Downloads

Publicado

27-08-2021

Como Citar

JÚNIOR DA SILVA, A. S.; VIEIRA, D. D.; ALVES PALHARES, S. B.; MACEDO, M. C. C.; HÜBNER, S. Agricultura orgânica e familiar: concepções, políticas e aspectos legais. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 88–97, 2021. DOI: 10.48075/comsus.v8i1.25675. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/25675. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos