Análise do índice de transparência dos municípios do Sudoeste Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v8i1.26912
Agências de fomento
Unochapecó

Palavras-chave:

Lei de Responsabilidade Fiscal, Transparência Pública, Índice de Transparência, Acesso à Informação.

Resumo

A Constituição Federal prevê ao cidadão o direito de exercer o controle perante a administração pública, acerca dos gastos públicos, participando das decisões administrativas. A pesquisa tem como objetivo analisar como é estabelecido o Sistema de Informação para auxiliar nesse gerenciamento e fiscalização existente nos portais transparências dos Municípios do Sudoeste do Paraná, e os Indicadores encontrados no Portal Transparência do TCE-PR. A pesquisa classifica-se como estudo de caso de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa, realizado por meio da coleta de dados nos portais públicos municipais da Região Sudoeste do Paraná. Os resultados demonstram que com relação aos índices de transparência, a Região Sudoeste encontra-se com resultados satisfatórios, se comparado com os indicadores dos demais municípios do estado.

Biografia do Autor

Silvana Dalmutt Kruger, Unochapecó

Professora do Programa de mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, Mestra e Doutora em Contabilidade pela UFSC

Andrea Cristina Falcão, Unochapecó

Mestranda do programa de Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó

Downloads

Publicado

27-08-2021

Como Citar

KRUGER, S. D.; FALCÃO, A. C. Análise do índice de transparência dos municípios do Sudoeste Paranaense. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 98–114, 2021. DOI: 10.48075/comsus.v8i1.26912. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/26912. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos