Simulação da negociação de soja no mercado futuro

Autores

  • Rafael Venturin Piacentini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Gabriela Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Edson Luiz Leismann Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i1.28647

Resumo

Os produtores de soja enfrentam o risco de volatilidade de preço de venda do seu produto, isso significa que no momento da venda da soja estes podem ter prejuízos, porem existem alternativas para mitigar esse risco, entre elas, a negociação por contatos futuros. Este estudo apresenta uma simulação de negociação da soja em mercado futuro, analisando os períodos de 01 de outubro de 2020 à 01 de dezembro de 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso exploratório. Os dados necessários para realização do estudo foram coletados em documentos disponibilizados na BM&BOVESOA e alimentaram uma planilha em Excel que demonstrou em que dias foram necessários ajustes, positivos e negativos, da margem de segurança. Os resultados demonstram que a venda da soja em contrato futuro pode ser uma opção interessante ao produtor de soja que deseja diminuir riscos e insegurança nas transações de seu produto.

Biografia do Autor

Rafael Venturin Piacentini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Rafael Venturin Piacentini é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG, em Cascavel (2011), possui especialização em projetos de arquitetura: gestão e sustentabilidade pela Universidade Paranaense (2015), é arquiteto e responsavel técnico na contrutora Materpol Construção Ltda. e atualmente cursa a graduação em Administração da Unioeste, o qual iniciou em 2017.

Gabriela Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Admsnistração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste 

Edson Luiz Leismann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professor de Administração. Doutor em Economia Aplicada pela UFV (2002), com Pós Doutorado em Administração pela UFPE (2009)

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

PIACENTINI, R. V.; DEITOS, G. .; LUIZ LEISMANN, E. . Simulação da negociação de soja no mercado futuro. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 32–43, 2022. DOI: 10.48075/comsus.v9i1.28647. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/28647. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos