Simulação da negociação de soja no mercado futuro
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v9i1.28647Resumo
Os produtores de soja enfrentam o risco de volatilidade de preço de venda do seu produto, isso significa que no momento da venda da soja estes podem ter prejuízos, porem existem alternativas para mitigar esse risco, entre elas, a negociação por contatos futuros. Este estudo apresenta uma simulação de negociação da soja em mercado futuro, analisando os períodos de 01 de outubro de 2020 à 01 de dezembro de 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso exploratório. Os dados necessários para realização do estudo foram coletados em documentos disponibilizados na BM&BOVESOA e alimentaram uma planilha em Excel que demonstrou em que dias foram necessários ajustes, positivos e negativos, da margem de segurança. Os resultados demonstram que a venda da soja em contrato futuro pode ser uma opção interessante ao produtor de soja que deseja diminuir riscos e insegurança nas transações de seu produto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.