Efeito do estilo de liderança na relação entre ambiguidade, conflito de papéis e o perfil orçamentário de estudantes de especializações em contabilidade e administração

Autores

  • Aguinaldo Bodanese Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Cassio Rene Duminelli
  • Leandro Augusto Toigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Denis Dall Asta

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30003

Resumo

Este estudo objetiva analisar a relação entre o estilo de liderança, ambiguidade e conflito de papéis com o perfil orçamentário de estudantes de especializações em Contabilidade e Administração. Utilizando-se do método hipotético dedutivo, fora realizada uma pesquisa descritiva por meio de estudo documental estabelecendo, assim, uma amostra dos estudantes de especialização em Contabilidade e Administração. Para realizar a relação, foi feita a aplicação da Modelagem de Equações Estruturais por meio da linguagem de programação Python. Os resultados refutaram as hipóteses testadas, mostrando que não existe correlação entre o estilo de liderança, a ambiguidade de papéis e o conflito de papéis com o perfil orçamentário, pois essas relações se mostraram estatisticamente não significativas. No que se refere às contribuições práticas e sociais, ao evidenciar os antecedentes ao estilo de liderança e seus efeitos em relação à ambiguidade, ao conflito de papéis e ao perfil orçamentário, este estudo contribui com a identificação das práticas de gestão adotadas no cenário nacional.

 

Biografia do Autor

Aguinaldo Bodanese, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil (2019), em Auditoria e Perícia Contábil (2008), e Administração Financeira, Contábil e Controladoria (2005), pela UNIVEL - União Educacional de Cascavel, graduação em Direito (Advogado - OAB/PR 81.192), pela Faculdade Educacional de Medianeira (2015), e Ciência Contábeis (Contador CRC/PR 33.453/O-6), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994). Atua profissionalmente como Controlador Geral/SCI do Município de Medianeira/PR., e como docente das disciplinas de Direito Administrativo, Tributário, Ética Geral e Profissional, Legislação Cooperativista e Legislação Comercial e Societária nos cursos superiores de Direito e Ciências Contábeis junto à UDC Medianeira, atuou professor das Disciplinas de Contabilidade Pública (2004-2009, 1°sem. 2015 e 1°sem. 2016 e 2017), Teoria Geral da Contabilidade e Microinformática Aplicada, da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, atuou como Assessor Contábil das Câmaras Municipais de Céu Azul, Itaipulândia, Medianeira, São José das Palmeiras e Ramilândia, e dos Municípios de Céu Azul, Medianeira, Matelândia, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu, Fundo Municipal do Corpo de Bombeiros e Fundação de Amparo à Cultura e Educação de Medianeira, Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas e Administração Financeira Contábil e Controladoria, Perícia e Auditoria Contábil, atuando principalmente nas seguintes áreas: Planejamento, Orçamento, Finanças, Contabilidade, Auditoria, Perícia, Direito Administrativo, e demais áreas afetas à Gestão Pública. Atuou também como administrador das Sociedades Empresárias Única Informática Ltda., (1995 a 2005) e Brasil Sul Assessoria, Planejamento e Gestão Pública Ltda., (2004 a 2015).

Cassio Rene Duminelli

Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; MBA Auditoria e Pericia Contábil Graduação; MBA Controller, Graduado em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. Atualmente sou contador, consultor e perito contábil. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, auditoria, análise de balanço, planejamento tributário e pericia contábil.

Denis Dall Asta

Docente do Mestrado em Contabilidade e do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Atualmente é Professor Associado C e possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Ciências e Letras de Cascavel, atual Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual de Maringá (1991). especialização em Auditoria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993). é membro do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças, é membro da comissão permanente para análise da da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, comissão de pesquisa do ccsa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, analista contábil em processos de licitação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; membro do conselho de campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, coordenador do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Já foi Pró-Reitor de Administração e Finanças na UNIOESTE.e. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de balanços, controladoria, contabilidade gerencial, avaliação de empresas e controle interno.

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

BODANESE, A. .; DUMINELLI, C. R. . .; TOIGO, L. A.; DALL ASTA , D. . Efeito do estilo de liderança na relação entre ambiguidade, conflito de papéis e o perfil orçamentário de estudantes de especializações em contabilidade e administração. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 166–186, 2023. DOI: 10.48075/comsus.v9i2.30003. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/30003. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos