Criação de Valor no Contexto da Teoria dos Stakeholders: Abordagens e Métricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30183

Resumo

O estudo consiste na proposta teórica de métricas para a classificação da empresa quanto à gestão para os stakeholders. O presente estudo avança na discussão teórica da relação entre stakeholders e empresa na orientação da criação de valor. Busca ainda, apresentar a relação da gestão para os stakeholders e desempenho empresarial orientado nas duas abordagens principais da criação de valor: orientação mais social (fairness) e orientação para ganhos (arms-length). O estudo enquadra-se como ensaio teórico. Como resultado tem-se a listagem de métricas, até então lançadas ao campo, algumas sem estabelecer padrão de mensuração, as quais são em maior ou menor grau orientadas a uma abordagem de gestão para os stakeholders. Por fim, tem-se o entendimento da relação dessas métricas com o desempenho das empresas.

Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, UFGD

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados

Antonio Oliveira de Carvalho

Doutor em Ciências Econômicas pela Absoulute Christian University (A.C.U.)
Rua Macêdo de Aguiar nº 229, Condomínio Villge Sollar dos Guimarães, Casa 12, Pituaçú - Salvador - Bahia - Brasil Faculdade Baiana de Direito e Gestão / Baiana Business School (BBS)

Milena Yuri Hilahata Cruz, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda em Administração Pública - PROFIAP (UFGD)

Benny Kramer Costa, Uninove

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove). 

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

CINTRA, R. F.; OLIVEIRA DE CARVALHO, A.; CRUZ, M. Y. H.; KRAMER COSTA, B. Criação de Valor no Contexto da Teoria dos Stakeholders: Abordagens e Métricas. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 83–100, 2023. DOI: 10.48075/comsus.v9i2.30183. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/30183. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos