Resiliência dos docentes de graduação em contabilidade em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30701

Resumo

O objetivo foi compreender os elementos da resiliência dos docentes de graduação do curso de contabilidade, a partir dos fatores contextuais da pandemia COVID-19. Utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de entrevistas a partir de questões semiestruturadas com docentes dos cursos de ciências contábeis localizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Foi possível identificar as dimensões da resiliência como superação, condições adversas, adaptação, interação e adversidade. Observou-se que o reinventar do docente incluiu as características do professor resiliente, de adaptar-se, interagir e de se superar para ser capaz de atender aos anseios de seus acadêmicos. Para isso os docentes buscaram manter-se motivados, foram criativos, persistentes e usaram a empatia ao ajudar colegas docentes nas dificuldades. Como contribuições da pesquisa pode ser citado o aprendizado em condições adversas com a indicação de quatro dimensões que emergiram no estudo: capacidade de reinventar, empatia, criatividade e persistência.

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Publicado

22-03-2023

Como Citar

FELIPETTO, M. R. Z.; FERRARI, E. O. .; WELTER, S. A.; VILLAR, E. G. .; DA SILVA, S. C. . Resiliência dos docentes de graduação em contabilidade em tempos de pandemia. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 60–82, 2023. DOI: 10.48075/comsus.v9i2.30701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/30701. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção

Artigos